3 de abril de 2012

Profª Rachel Duarte Abdala - O que é AACC?


Antes de repudiar a inserção de mais uma sigla dentre tantas que devemos gravar para cumprir nossas obrigações fiscais, sociais, políticas e acadêmicas, proponho estudarmos o seu significado e refletirmos sobre o seu sentido.
AACC - Atividades Acadêmico-científico-culturais - caracteriza-se como uma disciplina em caráter especial, assim como o TCC (Trabalho de conclusão de Curso). Essas disciplinas são revestidas de um caráter especial porque não há um professor responsável por elas e não são ministradas sob a forma de aulas nas salas para as turmas. O TCC é um trabalho desenvolvido individualmente pelos alunos e orientados pelos professores. Devem ser apresentados ao final do curso como requisito parcial para a sua conclusão. O seu desenvolvimento é acompanhado por fichas que atestam a freqüência e o aproveitamento dos alunos ao longo do ano. Com relação às AACC, essas constituem atividades complementares ao processo de ensino desenvolvido em sala de aula. A Reformulação Curricular, realizada nos cursos de Letras, História e Geografia deste Departamento no ano de 2003, instituiu que, parte da carga horária total dos cursos deveria ser destinada a atividades extracurriculares de pesquisa e extensão.
Com o início do ano letivo de 2004, surgiram muitas dúvidas, tanto no âmbito docente, quanto no discente com relação à operacionalização dessa nova disciplina. A Chefia do Departamento, assim como os professores, vêem se empenhando para redigir e disponibilizar um guia, a partir do qual os alunos possam se organizar e dirimir as dúvidas. Como o TCC, o desenvolvimento das AACC será devidamente acompanhado pelos professores, que supervisionarão e proporão atividades; e, documentado por meio de fichas individuais dos alunos. Ao longo dos quatro anos de curso, os alunos deverão cumprir uma carga horária de 200 horas de AACC. As atividades dividem-se em grupos quanto ao seu caráter e quanto à sua realização. Pelo caráter podem ser agrupadas em: acadêmicas (presença em solenidades de formatura, palestras, equipes de estudo, participação da Semana do Departamento; cursos de extensão; representação estudantil; monitoria; seminários), científicas (iniciação científica; pesquisas; oficinas/workshops; publicação em periódicos da área; participação de centros e núcleos de pesquisa; participação de congressos, simpósios e encontros; presença em defesa de TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado) e culturais (visita a exposições, visita a museus, excursões culturais, exibição de filmes, atividades culturais promovidas por outras instituições); e pela realização em: internas e externas à UNITAU.
O aluno não precisa, obrigatoriamente, cumprir horas de todos os tipos de atividades oferecidas, mas, aconselha-se que, para enriquecer sua formação, ele escolha diferentes atividades, procurando contemplar as dimensões supra mencionadas. Salienta-se que a função dos professores e do Departamento é propor, viabilizar e acompanhar essas atividades, mas cabe a cada aluno a escolha dentre as opções oferecidas, conforme sua disponibilidade e seu interesse.
A justificativa para essa inovação curricular harmoniza-se com os debates entorno da Reforma Universitária e com a essência do ensino acadêmico. O momento da sala de aula deve ser percebido como um dentre outros que compõem a vida e o ensino acadêmico. Cristalizou-se ao longo da consolidação do formato universitário vigente a idéia da aula como o momento fundamental do processo. Não se propõe esse eixo articulador, mas sim enriquecê-lo, ampliando as relações entre alunos, entre professores e alunos, entre a Universidade e a sociedade, aplicar, enfim a essência do espírito acadêmico. Restringir a educação aos limites da sala de aula é negar a própria complexidade do processo educativo e o espírito acadêmico. Deve-se perceber as AACC não como uma obrigação burocrática, mas como uma oportunidade de vivenciar e experienciar o verdadeiro espírito acadêmico.

Profa. Rachel Duarte Abdala

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