25 de abril de 2012

Prof° Murilo - Os seminários Itinerantes

A proposição de seminários itinerantes visou o fortalecimento da comunicação e da interlocução de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno da temática do desenvolvimento regional. Chancelado na assembleia da ANPUR e envolvendo diferentes instituições  e grupos de pesquisa, em cada uma das suas edições, tais seminários   buscam somar forças às iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por   diferentes grupos de pesquisa no Brasil, ao sentido de promover a   temática do desenvolvimento regional.

A construção coletiva dos seminários itinerantes busca capturar, ao longo do tempo, a heterogeneidade dos assuntos investigados nos diferentes quadrantes do território brasileiro, e em outros lugares do mundo. Por meio de comparações entre objetos e abordagens, almeja-se construir o debate fora do âmbito das diferentes instituições envolvidas, a fim de propiciar o amadurecimento e o fortalecimento de certas agendas da discussão sobre os estudos regionais e/ou locais no Brasil.

Os seminários itinerários serão bianuais, nos anos intermediários   entre a realização dos Encontros Nacionais da ANPUR, com o   envolvimento de docentes e pesquisadores oriundos dos programas   filiados e/ou associados à ANPUR. Os participantes do seminário se   reunirão para definir a cidade-sede do evento seguinte.

A manutenção da identificação Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade SEDRES nas edições do evento busca caracterizar as principais temáticas, perspectivas e focos ligados à temática   regional, ainda que cada edição adote título específico de acordo com   a proposta dos respectivos organizadores.

Para a edição inaugural os organizadores escolheram o título:
Abordagens e Experiências


www.sedres.org

www.anpur.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário