10 de abril de 2012

Prof° Armindo Boll - PROJETO DA PREX PROMOVE CURSO DE HISTORIA ORAL



                Neste último sábado,  dia 31 de março, ocorreu no auditório do Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU, o Curso de Capacitação em História Oral, promovido pelo Prof. Ms. Armindo Boll, coordenador do Projeto da Prex - Taubaté Tempo e Memória: História, tradições culturais e comunidade.
                Este curso faz parte do programa de divulgação do Projeto que busca despertar o interesse pelo patrimônio material e imaterial de Taubaté e, consequentemente da Região Metropolitana do Vale.
                “Este ano contamos com a participação de mais de 100 interessados, incluindo alunos de outras universidades e cidades como Lorena, Cruzeiro, São Luiz do Paraitinga, Caçapava, Jacareí, São José dos Campos, entre outras”, comenta prof. Boll. “Nossa maior preocupação foi de elaborar um roteiro com os temas mais pertinentes, desde o conceito científico do método de história oral até as suas aplicações e envolvimentos nas pesquisas sobre patrimônio material e imaterial, objeto de nosso projeto na Prex”.
                O curso contou com a participação do Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias, que abriu o encontro destacando a importância de saber ouvir e ser ouvido. “Temos várias histórias de vida que precisam ser narradas e a história oral abre essa possibilidade”, afirmou prof. Felício.
                Em seguida o Prof. Ms. Eduardo Carlos Pinto, Diretor do Departamento de Ciencias Socias e Letras frisou da necessidade de se buscar a história dos vale paraibanos: “Lembro de uma frase marcante do saudoso prof. José Luiz Pasin: estamos sentados sob uma mina de ouro e não estamos dando o valor. Esta mina de ouro é a história, as tradições e a cultura de nossa região. Devemos nos apoderar deste patrimônio antes que outros o explorem com interesse puramente economico”, afirmou.
                A mesa foi composta também pelas professoras Rachel Duarte Abdala, Coordenadora do Curso de História e de Isabelita Maria Crosariol, do Curso de Letras.
                O curso foi aberto com uma dinâmica envolvendo todos os participantes seguido dos seguintes temas: História Oral: uma nova forma de pesquisa; História Oral e Educomunicação; Projeto Piloto de pesquisa participativa; A importância do gravador e a transcrição do depoimento; Apresentação de depoimentos: transcrição e transcriação; Patrimônio material e imaterial e a Carta de Defesa do Patrimônio de Taubaté; História Oral e os desafios do século XXI.
                Foram cinco horas presenciais além de um trabalho de campo, onde os participantes aplicarão a metodologia da História Oral, composta de entrevista, transcrição e transcriação. Este trabalho será encaminhado para a coordenação do curso, onde poderá ser avaliada a aprendizagem da aula presencial e, posteriormente, dirimidas as dúvidas.
                Os certificados serão entregues no dias 4 de maio, durante o evento UNITAU Com(vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário