28 de abril de 2012

HISTÓRIA - PROJETO PROMOVE ENCONTRO SOBRE A MEMÓRIA DE TAUBATÉ



A Universidade de Taubaté promoverá, entre 2 e 5 de maio a 2ª. Semana de Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer UNITAL COM(N)VIDA, em todos os seus departamentos.
Dentro da programação, o Projeto da Pró-Reitoria de Extensão Taubaté Tempo e Memória: História, Tradições Culturais e Comunidade, promeverá dois encontros voltados para a memória oral e arquitetonica, no Departamento de Ciencias Sociais e Letras.
Na sexta-feira, dia 4, as 19h, na sala 211 dois temas serão debatidos: TEMPO – Quando o Vale era Taubaté e a Região Metropolitana do Vale do Paraíba; MEMÓRIA – A História Oral como geradora de documentos; Discussão de alguns trabalhos apresentados no Curso de Capacitação de História Oral e entrega dos certificados do Curso de Capacitação.
No sábado, dia 5, as 9h, os participantes se reunirão nas escadaria do Departamento e farão uma visita ao Convento de Santa Clara e ao cemitério da Ordem Terceira.
“Seremos recebidos pelos frades que nos apresentarão a história da ordem dos Capuchinhos, que comemora 120 anos em Taubaté, a rotina de um convento e a riqueza histórica do cemitério”, afirma o Prof. Ms. Armindo Boll, coordenador do Projeto.
O professor também destaca os resultados do Curso de Capacitação, realizado em 31 de março: “A grande maioria dos trabalhos de campo contribuiram com informações riquíssimas. Tivemos 106 participantes que vieram de Cruzeiro, Lorena, Guaratinguetá, São José dos Campos, Jacareí, entre outras. Avaliando estes relatórios vemos a importancia da história oral na produção de novos documentos e nova perspectivas de pesquisa.” Completa Armindo.
O evento é gratuito e aberto a todos interessados, tanto universitários de outras faculdades, escolas de ensino mádio, professores como comunidade não academica de toda a região.

 



 Prof. Armindo Boll

Nenhum comentário:

Postar um comentário