10 de abril de 2012

Prof° Murilo - Brasília, 05 de abril de 2012.

P l a n o  D i r e t o r


Recifenses articulam mobilizações online por mudanças na cidade.
No dia 22 de março, o plenário da Câmara dos Vereadores do Recife, no Centro da capital pernambucana, ficou lotado, com pessoas disputando até  mesmo o corredor, para acompanhar o debate sobre a construção do projeto Novo Recife, empreendimento que planeja erguer 13 torres na região do Cais José Estelita. A maioria das pessoas que estavam ali foi convocada pelo Facebook, em uma mobilização que planeja articulações que vão além das redes sociais e que possam levar a mudanças concretas.

Um quarto da Área construí­da de São Paulo é vaga de estacionamento, aponta estudo.
Não bastassem as ruas, os carros de São Paulo também lotam os edifícios da cidade. De acordo com um levantamento realizado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), as vagas de estacionamento ocupam 25% da Área construída da capital.
Seminário internacional - A Metropolização Brasileira e os Desafios da Gestão Urbana: O Papel da  pós-graduação.
Este seminário pretende abordar e refletir sobre questões que envolvem a necessidade de encaminhamentos, como: quais os principais problemas e conflitos relacionados ao tema do seu Painel; quais os desafios e possibilidades de superação; quais as soluções possíveis; e abordando, com indicações, qual o papel da pós-graduação.
Brasília - DF, 07 a 09 de maio de 2012.


Obras da 7ª Etapa (Prohabit) do CHS são iniciadas.
Na última semana de março, 53 imóveis da 7ª Etapa do centro Histórico tiveram as obras iniciadas pela empresa CSC Engenharia LTDA, vencedora da licitação, no valor de R$ 20 milhões. Os imóveis, de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), serão destinados a 234 servidores públicos. O contrato é de 18 meses e as unidades devem ser entregues em setembro de 2013.

Copa do Mundo de 2014.
Dirigentes e gestores de estados e municípios que abrigam as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA estiveram reunidos na manh㣠desta terça-feira (27/3), no auditório Guimarães Rosa, no edifí­cio-sede do Ministério da Cultura, em Brasília, para conhecer as atividades que a pasta planeja realizar durante o período que antecede o campeonato e também ao longo do torneio.Ao longo da apresentação foi anunciado ainda o lançamento do edital do concurso arquitetônico para a seleção de projeto para a construção das arenas culturais, previsto para acontecer na primeira quinzena de abril .


Elevador Lacerda recebe presente nos 463 anos de Salvador.
Fundada em 1549, a primeira capital do Brasil comemorou, no dia 29 de março, 463 anos de história e cada uma das personagens foi a iluminação cônica, com mais de 100 cores, do Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade. DE acordo com a secretaria Municipal de Transportes e Infra-estruturar, quatro cabines novas foram adquiridas para substituir as atuais e a população poderá usufruir dos equipamentos ainda este ano. Durante a troca, os soteropolitanos farão o percurso Comércio/Praça Thomas de Souza através de Ônibus Amarelinhos, que serão oferecidos gratuitamente.
Seminário - A conservação do patrimônio no Brasil: Teoria e Prática.
O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - Ceci lança a Rede Conservação_BR, uma rede de pesquisa que congrega várias universidades e instituições de pesquisa. A primeira atividade serão  este seminário cujo objetivo de curto prazo (2 anos) é implantar a rede de instituições governamentais, não governamentais e privadas de ensino, pesquisa e prestação de serviços especializados, como um espaço de intercâmbio e conhecimento mútuo, capaz de gerar conhecimento por meio da colaboração na Área da conservação integrada.
Olinda - PE, 20 a 22 de agosto de 2012.



A c e s s i b i l i d a d e


Reatech 2012 - Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
A Reatech é a tradicional Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade que acontece anualmente, levando para o público interessado novidades no mercado de Reabilitação de pessoas com deficiência. Sua XI edição será no Centro de Exposições Imigrantes de São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes Km 1,5. O evento é organizado pelo Grupo CIPA FIERA MILANO. Estarão presentes no evento autoridades, polí­ticos, congressistas, profissionais no setor, atletas e toda pessoa interessada na causa da igualdade de condições do deficiente físico. Entrada gratuita.
São Paulo - SP, 12 a 15 de abril de 2012.







Prezados colegas, coordenadores de programas em PUR/D e membros da ANPUR,
Informamos o lançamento do número 2, volume 3, da revista URBE a  partir do endereço www.pucpr.br/urbe. Como sabido, a revista é  inteiramente eletrônica, sem versões impressas e de acesso  inteiramente gratuito.

Gostaríamos de agradecer os editores-convidados da seção especial  sobre "mega-eventos e a cidade", Gemma Galdon Clavell e Pete Fussey.  Além dos 6 artigos da seção especial, contamos também com 3 artigos  regulares neste número da revista.

O editorial está redigido em português e inglês, visando ampliar as possibilidades de divulgação da revista, e contamos com os seguintes textos e autores:

Sessão Especial: "mega-eventos e a cidade" (editores-convidados: Gemma Galdon Clavell e Pete Fussey)

Introduction: towards new frontiers in the study of mega-events and the city
(Pete Fussey; Gemma Galdon Clavell)

1. Resilient planning for sporting mega-events: designing and managing safe and secure urban places for London 2012 and beyond
(Jon Coaffee; Pete Fussey)

2. London 2012: espacio de excepción
(Isaac Marrero-Guillamón)

3. Tuning the city: Johannesburg and the 2010 World Cup
(Andrea Pavoni)

4. Del sueño olímpico al proyecto Porto Maravilha: el ‘eventismo’ como catalizador de la regeneración a través de grandes proyectos urbanos
(Mauro Castro Coma)

5. Megaeventos em Portugal: Expo 98 e Euro 2004 – análise do pós-evento
(Vitor Carlos Marques Durão)

6. European Capitals of Culture and the limits of the urban effects in Luxembourg and Sibiu 2007
(Emilia Palonen)

Artigos Científicos

1. Práticas contemporâneas de geocomputação aplicadas ao ambiente  urbano digital
(Otávio Martins Peres; Mauricio Couto Polidori)

2. México: ¿hacia un nuevo modelo de desarrollo? Algunos elementos de juicio
(Henio Millán Valenzuela)

3. Habitação socialmente organizada, uma nova abordagem à estrutura urbana III: alguns problemas que enfrentamos
(Nikos Salíngaros; David Brain; Andrés Duany; Michael Mehaffy; Ernesto Philibert-Petit)

Obrigado,
Rodrigo Firmino, Tomás Moreira e Harry Bollmann
EDITORES


urbe - ISSN 2175-3369 / www.pucpr.br/urbe<http://www.pucpr.br/urbe>

Revista Brasileira de Gestão Urbana - Brazilian Journal of Urban Management
Pós-graduação em Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Av. Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho, Parque Tecnológico, Bloco  3, 2o Andar
CEP 80215901, Curitiba - PR - Brasil / Tel.: +55 41 3271-2623

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário