12 de abril de 2012

Prof. Gilberto Fisch

11 / 04 / 2012 Estreito de Bering pode ’segurar’ mudanças climáticas abruptashttp://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/04/11/82065-estreito-de-bering-pode-segurar-mudancas-climaticas-abruptas.htmlO estreito de Bering, uma passagem de cerca de 80 km entre partes dos oceanos Ártico e Pacífico, pode ajudar limitar mudanças climáticas abruptas, segundo um estudo publicado na segunda-feira (9) na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”. O efeito só deve ocorrer, dizem os cientistas, se o estreito continuar aberto. Caso ele se feche, o que já ocorreu no passado, alterações na circulação dos oceanos poderiam provocar mudanças súbitas e influenciar o clima global. (...)

11 / 04 / 2012 Estados Unidos tiveram o mês de março mais quente da históriahttp://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/04/11/82085-estados-unidos-tiveram-o-mes-de-marco-mais-quente-da-historia.htmlOs Estados Unidos registraram o mês de março mais quente desde 1895, informou a Administração Oceânica e Atmosférica Americana (Noaa, na sigla em inglês), na segunda-feira (9). No mês passado, a temperatura média de 10,6º C foi “8,6º superior à média do século XX para março”.
No total, foram quebrados 15 mil recordes de temperatura, em diferentes cidades dos EUA, dia após dia do mês de março.
Um mapa animado, lançado pela Noaa nesta segunda-feira, mostra os locais onde os récordes de temperatura foram verificados. A maior parte ocorreu nas regiões centro e leste do país.
Os três primeiros meses de 2012 também tiveram uma tendência de recorde nos Estados Unidos, com uma temperatura média de 5,5º C. Em 2 e 3 de março deste ano, os Estados Unidos também sofreram a primeira tempestade de um bilhão de dólares, com um tornado que matou 40 pessoas no leste do país, informou a agência meteorológica. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário