21 de novembro de 2013

Unitau terá laboratórios digitais para formação de professores

A Unitau foi contemplada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação do Ministério da Educação (MEC) – com uma verba de R$ 382 mil para o programa LIFE-Unitau (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores). O aporte será utilizado para a implantação de dois laboratórios digitais.
A verba se soma a uma quantia de aproximadamente R$ 200 mil, liberada pela Capes no final de 2012 também para a criação de dois laboratórios – esses em implantação. Desta forma, a Unitau contará com quatro equipamentos, que atenderão os programas desenvolvidos em todos os cursos de licenciatura da Instituição.
As salas multimídia contarão com materiais como, por exemplo, computadores, tablets, notebooks, novo mobiliário, câmeras, lousas digitais e softwares específicos para diferentes atividades, entre elas gravação e edição de vídeos e editoração.
Os equipamentos serão utilizados por alunos e professores dos cursos de licenciatura e também por estudantes e docentes da rede pública inseridos nos projetos de formação de professores realizados pela Universidade, entre eles o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), esse último com atuação em 33 escolas da rede.
A responsável pela Coordenadoria de Formação de Professores da Unitau, Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti, explica que o LIFE tem por objetivo inserir o uso da tecnologia no ensino. “Os novos laboratórios serão um suporte para o projeto, que estimula o uso de tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem pelos estudantes das licenciaturas.”
Um dos laboratórios será instalado no Campus do Bom Conselho, para atender os cursos de Ciências Biológicas e de Educação Física. Outro, no Departamento de Ciências e Letras, para os cursos de Letras, de História e de Geografia. O terceiro, no Departamento de Pedagogia, para a licenciatura de Pedagogia. E o quarto, no Departamento de Informática, para atender os cursos de Matemática, Física e Química.

Ocupação USP

 


A invasão e ocupação do conjunto de edifícios da Administração Central da USP, onde o IEA está localizado, terminou na terça-feira, dia 12, com a execução da reintegração de posse determinada pela Justiça. Foi de estarrecimento e indignação o sentimento de todos que ingressaram no local naquela manhã. O cenário era de completa devastação, com móveis quebrados e amontoados, paredes e piso pichados, vidros quebrados, extintores disparados, maquetes de futuros edifícios da USP destruídas —, inclusive a do prédio onde será a sede própria do IEA —, colchões, roupas e sapatos, além de muito lixo. Outros espaços, inclusive o IEA, tiveram equipamentos furtados e arrombamento de portas, armários e gaveteiros, além de processos e outros documentos espalhados, amassados e pisoteados.

7 de novembro de 2013

III Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas

     A comissão organizadora da III Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas - Adaptation Futures 2014 convida a participar deste evento que acontecerá em Fortaleza (CE) entre os dias 12 e 16 de Maio de 2014.

     A principal temática abordada será a respeito dos impactos do clima e as opções de adaptação. Estarão presentes cientistas e tomadores de decisão, além de profissionais do mundo todo para compartilhar as atuais metodologias de pesquisa, métodos e resultados. Iremos explorar os caminhos que podem ser seguidos em um mundo onde os impactos devido às mudanças climáticas são cada vez mais observáveis e ações de adaptação são cada vez mais necessárias.



    O processo de submissão de "abstracts" está aberto até o dia 15/11. Os resumos, em inglês, com até 300 palavras para apresentação oral ou poster, podem ser inscritos no link:



6 de novembro de 2013

     A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, por meio da Fundação Artística e Cultural (FUNAC), o evento “Vinicius em dois atos”. A iniciativa tem por objetivo celebrar os 100 anos do “poetinha” Vinicius de Moraes com discussões sobre poesia, saraus e música ao vivo.
     Intitulado “Vinicius em dois atos”, o evento terá início no dia 6, quarta-feira, e será itinerante. A abertura oficial acontece na Academia Taubateana de Letras, localizada no Departamento de Pedagogia da UNITAU. Na quinta-feira, 7, a programação será realizada no Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O encerramento acontece no dia 8, no Teatro Metrópole. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade, com início às 19h30 todos os dias.
     A programação terá discussões sobre a vida de Vinicius e a construção de sua carreira. O evento contará também com grupos independentes de poesia, musica popular brasileira e peças teatrais. O Prof. Me. Acácio de Toledo Netto diretor presidente da FUNAC destaca a importância do evento. “Desejo conhecer os futuros Vinicius de Moraes que estão escondidos pela Universidade. Nesse evento teremos a oportunidade de apreciar os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores e também retomaremos as atividades da FUNAC”.
     Durante o evento, os participantes poderão doar livros de diferentes autores e assuntos. As obras coletadas serão doadas para crianças das escolas municipais de Taubaté.

Clique na imagem abaixo para conferir toda a programação
 

Concurso Público Unitau 2013

Foi divulgado o Edital para o Concurso Público da Unitau.


São diversos cargos com diferentes salários.

4 de novembro de 2013

Comemoração do Dia dos Professores no Departamento de Ciências Sociais e Letras - 2013



     No dia 19 de outubro comemorou-se o Dia dos Professores no Departamento de Ciências Sociais e Letras com a presença de professores e ex-professores com um almoço preparado pelos professores do curso de Letras, Luzimar Goulart Gouvêa e Andréia Alda de Oliveira Valério. O cardápio foi composto por: strogonoff, arroz sírio, salada e salada de frutas.

    Como afirmou o Prof. Eduardo Carlos Pinto, atual chefe do Departamento, a comemoração foi motivada pela lembrança de que “somos professores, somos o sal da terra, somos educadores, e isto basta para nos sentirmos um pouco responsáveis pelas transformações do mundo e pelo futuro da humanidade. É muito gratificante para mim, partilhar com vocês os desafios que enfrentamos no cotidiano do Departamento. Quero agradecer a confiança de todos e desejar um merecido descanso no Dia do Professor”.
Estiveram presentes os seguintes professores: Ana Gabriela Araújo, Armindo Boll, Claudia Maria de Oliveira Souza, Cristiano José Pereira, Gerson de Freitas Júnior, Maria do Carmo Almeida, Rachel Duarte Abdala, Thaís Travassos. Também estiveram presentes os professores Elizabeth Ramos, Maria José Milharezi Abud e Joel Abdala, que foram homenageados. A professora Elizabeth, do curso de Letras se aposentou no início do ano, mas continua atuando no Mestrado em Linguística Aplicada, vinculado ao Departamento; a professora Maria José foi pró-reitora de graduação durante 11 anos e foi uma constante colaboradora do Departamento e o professor Joel foi chefe do Departamento entre 2004 e 2008 e atualmente é Assessor na Pró-reitoria de Graduação.  

     Todos os professores receberam uma caneta comemorativa do chefe do Departamento.
Neste dia também foram comemorados os prêmios recebidos no dia anterior no final do II CICTED-Congresso de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da UNITAU por professores e alunos do Departamento. O prof. Gerson recebeu o prêmio de melhor trabalho oral no V SEDUNI-Seminário de Docência Universitária, pelo seu estudo sobre a relação entre a Geografia e a Literatura e a profa. Rachel e os alunos Alex Sandro Max Bonafé e Régis de Oliveira do terceiro ano do curso de História receberam menção honrosa no mesmo evento pelo painel intitulado “RPG, imaginação e diversão dentro da sala de aula: novas possibilidades para o ensino de História”, desenvolvido no âmbito do PIBID-Programa de Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência na Escola Municipal Ernani Barros Morgado, sob a supervisão do Prof. João Gabriel Rosa de Almeida. É importante lembrar que o CICTED engloba sete eventos e o evento no qual os professores e alunos do departamento se destacaram foi justamente o voltado à docência. 


“Se professor mesmo é ser um profissional do ensino no DCSL”. Profa. Maria José Milharezi Abud e Prof. Joel Abdala




Professores do DCSL no almoço comemorativo ao Dia dos professores. Foto Rachel Abdala

Prof. Armindo, Profa. Claudia, Profa. Rachel e Prof. Eduardo. Foto Joel Abdala.

Prof. Eduardo entregando as canetas ao Prof. Joel e ao Prof. Gerson. Foto Rachel Abdala

Prof. Joel, Profa. Maria José, Prof. Eduardo, Profa. Elizabeth. Foto Rachel Abdala

Sancionada lei que retoma antigo fuso horário do Acre



Novo horário vale a partir de 10 de novembro. Lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira

     O estado do Acre e a parte ocidental do Amazonas retornarão ao antigo fuso horário, com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, a partir do dia 10 de novembro. É o que determina a Lei 12.876/2013, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31).

     A nova lei, que põe fim a uma polêmica que durou cinco anos, é resultante de projeto do Poder Executivo, encaminhado à sanção presidencial pelo Senado, após concluir a votação da proposta no início de outubro. Antes de ser votado no Plenário, o projeto (PLC 43/2013) foi aprovado pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), tendo como relatores os senadores Anibal Diniz (PT-AC) e Sérgio Petecão (PMN-AC), respectivamente.

     Os fusos dessas duas regiões haviam sido alterados em 2008, pela Lei 11.662/2008 - de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre - que reduziu de duas para uma hora a diferença em relação a Brasília, sob o argumento que a população local sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais, principalmente na vigência do horário de verão, quando a diferença passava a ser de três horas. Mas, na época ocorreu uma grande polêmica, porque não houve consulta prévia aos habitantes da região atingida.

Referendo

     Em 2010, no segundo turno da eleição presidencial, foi realizado um referendo sobre o tema e a população do Acre manifestou-se a favor do retorno à hora antiga - 39,2% dos eleitores votaram favoravelmente ao antigo horário e outros 29,7% pela manutenção da diferença de apenas uma hora.

     Para que o resultado do referendo produzisse efeitos seria necessária uma nova legislação. Foi então apresentado um projeto com essa finalidade, pelo Senado, que seguiu à sanção presidencial ainda em 2010. Mas a presidente Dilma Rousseff vetou a proposta integralmente, porque previa o retorno dos fusos horários do Acre, do Amazonas e do Pará à situação vigente antes da edição da Lei 11.662, ou seja, extrapolava o resultado da consulta popular, por incluir o Pará e parte do Amazonas, que teriam prejuízos com a medida. Em respeito à vontade da população do Acre, o governo apresentou, então, o projeto que agora já é lei.

     A Lei 12.876/2013 revoga a lei de 2008.

1 de novembro de 2013

EXTRA EXTRA EXTRA!

A participação dos alunos dos cursos de História e Geografia do DCSL, rendeu uma bela matéria de capa no jornal Diário de Taubaté! 


Capa do Jornal Diário de Taubaté, 31/10/2013


A reportagem foi publicada dia quinta, dia 31 de outubro de 2013 no jornal local de Taubaté, que tem uma grande repercussão.

Confira a matéria também no site da Unitau:

http://www.unitau.br/noticias/detalhes/905/Alunos-de-Historia-e-Geografia-participam-de-simposio-internacional


O DCSL tem orgulho de seus alunos e parabeniza todos os participantes do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP!!!