21 de novembro de 2013

Unitau terá laboratórios digitais para formação de professores

A Unitau foi contemplada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação do Ministério da Educação (MEC) – com uma verba de R$ 382 mil para o programa LIFE-Unitau (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores). O aporte será utilizado para a implantação de dois laboratórios digitais.
A verba se soma a uma quantia de aproximadamente R$ 200 mil, liberada pela Capes no final de 2012 também para a criação de dois laboratórios – esses em implantação. Desta forma, a Unitau contará com quatro equipamentos, que atenderão os programas desenvolvidos em todos os cursos de licenciatura da Instituição.
As salas multimídia contarão com materiais como, por exemplo, computadores, tablets, notebooks, novo mobiliário, câmeras, lousas digitais e softwares específicos para diferentes atividades, entre elas gravação e edição de vídeos e editoração.
Os equipamentos serão utilizados por alunos e professores dos cursos de licenciatura e também por estudantes e docentes da rede pública inseridos nos projetos de formação de professores realizados pela Universidade, entre eles o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), esse último com atuação em 33 escolas da rede.
A responsável pela Coordenadoria de Formação de Professores da Unitau, Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti, explica que o LIFE tem por objetivo inserir o uso da tecnologia no ensino. “Os novos laboratórios serão um suporte para o projeto, que estimula o uso de tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem pelos estudantes das licenciaturas.”
Um dos laboratórios será instalado no Campus do Bom Conselho, para atender os cursos de Ciências Biológicas e de Educação Física. Outro, no Departamento de Ciências e Letras, para os cursos de Letras, de História e de Geografia. O terceiro, no Departamento de Pedagogia, para a licenciatura de Pedagogia. E o quarto, no Departamento de Informática, para atender os cursos de Matemática, Física e Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário