30 de setembro de 2013

Release II Encontro de Museus do Vale do Paraíba e Litoral

     No dia 23 de setembro de 2013, foi realizado o II Encontro de Museus do Vale do Paraíba e Litoral, abrindo a primavera dos museus na região. O evento foi realizado no Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão-SP, e promovido pela Região Administrativa de São José dos Campos do Sistema Estadual de Museus-SISEM, do estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari, o Museu Felícia Leirner e a Universidade de Taubaté. Apresentando a proposta de criação da Rede de Educadores em Museus, o evento pretendeu dar visibilidade às iniciativas na área de museologia da região do Vale do Paraíba e do litoral proporcionando a discussão e divulgação de questões comuns às instituições museológicas da região, permitindo o aprofundamento reflexivo e contribuindo para a formação de público consciente e de pessoal para atuar e já em atuação em museus da região.

     Prestigiaram o evento, o Secretário de Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo; o Diretor do Sistema Estadual de Museus-SISEM/SP, Davidson Kaseker; a museóloga e diretora executiva da ACAM Portinari, Angélica Fabbri e, representando o supervisor da Região Administrativa de São José dos Campos do Sistema Estadual de Museus-SISEM, Rita de Cássia Camargo.
Estiveram presentes gestores, dirigentes, diretores e funcionários de museus e instituições museológicas da região, professores das redes públicas de ensino e estudantes do Curso de História da Universidade de Taubaté. O evento teve 94 pessoas inscritas e 61 participantes, representando 25 instituições.
A realização contou com a monitoria de 15 estudantes do curso de História da Universidade de Taubaté, sob a supervisão da Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala. Esses estudantes atuam como educadores no Museu Histórico de Taubaté e no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UNITAU, sediado no Solar da Viscondessa do Tremembé.

     Ozias Soares, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e representante da Rede de Educadores de Museus do Rio de Janeiro, proferiu palestra intitulada: “Tecendo articulações e construindo caminhos na educação de museus: reflexões sobre experiências em redes de colaboração na cidade do Rio de Janeiro”. No evento também palestrou Maria Paula Correira de Souza, do Grupo Percebe, que tratou da profissionalização dos educadores de museus.
O evento envolveu também uma visita monitorada ao Museu Felícia Leirner, que sediou a edição deste ano.

     O Fórum regional de implantação da rede de educadores em museus propôs a escrita da carta de Campos do Jordão com argumentos a respeito dos objetivos da criação da rede na região e a composição do comitê gestor da REM-SP.

O evento foi encerrado com apresentação de Maple Duo, apresentando obras de Pixinguinha, Cartola e Villa-Lobos.

Credenciamento dos participantes do evento pelos monitores da UNITAU. Foto Mauricio Pereira

Abertura oficial do evento. Foto Mauricio Pereira

Palestra do prof. Ozias Soares. Foto Mauricio Pereira

Visita monitorada no museu a céu aberto Felicia Leirner. Foto Mauricio Pereira

Visita monitorada no backstage do auditório Cláudio Santoro. Foto Mauricio Pereira

Palestra de Maria Paula Correia sobre profissionalização do educador de museu. Foto Mauricio Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário