5 a 7 de novembro de 2013
1. Introdução
O Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) realizou o I Seminário
Internacional de Educação, Teorias e Políticas, de 17 a 19 de novembro de 2003 e,
mesmo sendo um programa de pós-graduação novo e apenas com o curso de mestrado,
inseriu-o, com expressão, nas agendas nacional e internacional da área de
educação. Além de contar com a participação de pesquisadores de renome no país,
o evento também teve uma presença ativa de pensadores que são referências nas
ciências sociais da contemporaneidade, como Atílio Borón, à época diretor do
Conselho do Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), e António Nóvoa, da
Universidade de Lisboa. O Seminário foi abrilhantado ainda com a participação
de centenas de pesquisadores, de todas as regiões brasileiras, que inscreveram
trabalhos e pôsteres.
A segunda edição do Seminário
Internacional de Educação Teorias e Políticas, realizado de 8 a 10 de novembro de 2006,
teve como tema “Pesquisas e Políticas”. Articulando-se com o Instituto Paulo
Freire (IPF), o PPGE-UNINOVE abrigou, no evento, a reunião internacional do
projeto Supporting
International Networking and Cooperation in Educational Research (S.I.N.C.E.Re.) que,
coordenado pela rede Menon, de Bruxelas, congregava vários países da Europa
(Bélgica, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Inglaterra e Itália), da Ásia
(Malásia) e da América Latina (Brasil e Colômbia). O Brasil era representado
nesta Rede por uma equipe interinstitucional de pesquisadores do IPF e do
PPGE-UNINOVE. Como um dos objetivos dessa edição do evento era o de confrontar
pesquisadores, formuladores (policy makers), especialmente os gestores de agências de
fomento da pesquisa educacional, e os protagonistas dessas políticas na ponta
dos sistemas educacionais (stakeholders), os resultados foram os mais significativos
possíveis, no sentido da articulação orgânica do financiamento da pesquisa na
área de educação e da capitalização de seus resultados pelos formuladores e
implementadores de políticas educacionais.
Na terceira edição do Seminário Internacional, buscou-se a culminância do
processo de reflexão iniciado no primeiro, que confrontou Teorias e Políticas
Educacionais, passando pelo segundo, que pôs frente a frente pesquisadores e
responsáveis pelas agências de fomento, na tentativa de responder a questões
que estavam, cada vez mais, incomodando os protagonistas da pesquisa em
educação, mormente os responsáveis por programas de pós-graduação stricto sensu na área: a) As teorias educacionais
resultantes das pesquisas realizadas nos diversos países, especialmente aquelas
que contam com a maior parte do “bolo” dos recursos públicos, orientam as
políticas educacionais formuladas e implementadas por este mesmo poder público
financiador das primeiras? b) As pesquisas de maior prestígio – que passam
pelos rigorosos critérios de avaliação das agências de fomento – são as que
mais influenciam os poderes públicos na formulação e concretização de políticas
educacionais? Na tentativa de dar resposta a esta questão, a terceira edição do
Seminário Internacional elegeu o tema “Pesquisas em Educação: no Brasil e no
Mundo”. De novo, como no II Seminário Internacional, uma feliz coincidência: a
Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE), que
congregava muitos países latino-americanos e os dois países ibéricos,
participou não só como um dos patrocinadores do evento, mas como uma verdadeira
co-promotora, propiciando uma significativa intervenção de seus pesquisadores
no evento, abrigando os resultados de suas pesquisas. Além disso, este
Seminário, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
São Paulo (FAPESP).
O IV Seminário Internacional Teorias e Pesquisas terá como tema “Paulo Freire e
a Educação Superior”. O educador pernambucano ficou mundialmente conhecido não
apenas por suas reflexões, mas também por suas intervenções no campo da
Educação de Adultos (EDA). Suas obras, como Educação como prática
da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Pedagogia da Esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1997) foram traduzidas em vários
idiomas, mas em nenhuma delas aparece referências muito explícitas sobre as
questões da Educação Superior. Contudo, em 1994, por iniciativa de Miguel
Escobar Guerrero, Alfredo L. Fernández D. e Gilberto Guevara-Niebla,
realizou-se na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), um seminário em
que Paulo Freire debateu, com muitos pesquisadores da educação e das ciências
sociais em geral que estavam presentes, as questões relativas à universidade, à
educação superior e ao papel dos intelectuais, explicitando conceitos,
categorias e posições inéditas sobre temas que não são muito comuns no conjunto
de seu legado. No VIII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado
na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), ficou decidido, como ocorre
em cada um desses eventos bienais, que o tema a ser desenvolvido até o próximo
encontro, a ser realizado em Milão, Itália, em 2014, será o da reinvenção do
legado freiriano no Século XXI, na Educação Superior. Finalmente, o ano de 2013
foi marcado, no Brasil, pela forte presença do autor de Pedagogia do oprimido, seja por ele ter
sido proclamado como Patrono da Educação Brasileira (Lei n. 12.612, de 13 de
abril de 2012), seja porque comemora-se, neste ano, o cinquentenário da
experiência de Angicos[1].
Como em edições anteriores, o IV Seminário Internacional de Educação Teorias e
Políticas abrigará a reunião de conclusão da Rede Ibero-Americana de
Investigação em Políticas Educacionais (RIAIPE III), constituído por mais
30 equipes de pesquisadores de 19 países, sendo: (i) da América Latina -
Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de San Martin,
Universidad Nacional de Tres de Febrero), Bolívia (Universidad Loyola de
Bolivia), Brasil (Universidade Nove de Julho, Universidade do Sul de Santa
Cataria, Universidade Federal da Bahia), Chile (Universidad Ciencias de la
Información), Colômbia (Univesidad del Rosario e Universidad de Nariño), Costa
Rica (Universidad de Costa Rica), Cuba (Universidad de la Habana), El Salvador
(Universidad de El Salvador), Guatemala (Centro Universitario de Occidente, Universidad de San Carlos de Guatemala), Honduras (Universidad Nacional Autónoma de Honduras), México
(Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Guadajalara), Paraguai
(Universidad Autónoma de Asunción, Universidad Nacional de Asunción), Peru
(Universidad Nacional Agraria la Molina), Uruguai (Universidad de la República)
e (ii) da Europa - Espanha (Universidad de Barcelona, Universidad de Valencia),
Holanda (Universiteit Voor Humanistiek), Itália (Università degli Studi dela
Tuscia), Inglaterra (University of Brighton), França (Université Lumière Lyon
2), Portugal (Centro de Estudos Sociais da Universidade de
Coimbra, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), que vem desenvolvendo o “Programa Marco Interuniversitário para
a Equidade e a Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América
Latina”, numa feliz coincidência temática.
2. Finalidade e
Objetivos
O IV Seminário Internacional Teorias e Políticas tem por finalidade apontar e
disseminar as concepções e as práticas de Paulo Freire sobre a Educação
Superior, com o intuito de identificar matrizes institucionais alternativas ao
modelo clássico de universidade ocidental (napoleônico e humboldtiano) e às
formas acadêmicas tradicionais de formulação, comunicação e aplicação do
conhecimento, de modo a colaborar para a construção dos conceitos de “ciência
pública” e de “democracia cognitiva omnilateral”.
Para melhor concretizar suas finalidades, esta edição do Seminário
Internacional objetiva:
I - identificar instituições de educação superior (IES) alternativas e nichos
de pesquisa e de intervenção congêneres nas IES tradicionais;
II - estimular o desenvolvimento de massa crítica sobre ciência pública
popular, isto é, sobre conhecimento voltado para os interesses da maioria da
população das diversas formações sociais participantes do evento;
III - desenvolver a democracia cognitiva omnilateral, identificando, dando
visibilidade e disseminando os conhecimentos desenvolvidos fora dos muros das
universidades e das bancadas dos centros de pesquisa consagrados pela
comunidade científica;
IV - dar visibilidade à produção científica e aos projetos de intervenção das
IES e dos nichos mencionados no objetivo I;
V - identificar e coletar referenciais teóricos, de políticas e de práticas
educacionais, elaborados por Paulo Freire e por membros da comunidade
freiriana espalhados pelo mundo;
VI - promover a confraternização dos representantes da educação dos países em
que Paulo Freire atuou;
VII - editar e divulgar os manuscritos fac-similados da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire,
para que possa servir de matriz para as futuras edições da obra;
VIII - divulgar as ideias de Paulo Freire sobre educação superior, a partir da
preparação da edição de obra que contém suas alocuções no seminários realizado
em 1994 na Universidade Autónoma do México.
3. Metodologia de Trabalho
3.1. O IV Seminário Internacional de Educação Teorias e Políticas, que tem como
tema “Paulo Freire e a Educação Superior”, estruturar-se-á em:
3.1.1. Conferência Magna proferida pelo ex-Ministro de Estado da
Agricultura de dos Governos Eduardo Frei e Salvador Allende do Chile, Jacques
Conchol, com a presença do Ministro de Estado da Educação Brasileira, Aloisio
Mercandante Oliva, que recepcionará alguns ministros de Estado da Educação dos
países em que Paulo Freire esteve e trabalhou. Esta conferência será aberta ao
grande público (inscrições até o limite de 500).
3.1.2. Quatro mesas temáticas, constituídas por pesquisadores
convidados de todos os continentes, experts nos temas: Pensamento de Paulo Freire,
Educação Superior, Educação Popular, Ciência Pública e Democracia Cognitiva.
3.1.3. Comunicações de trabalhos inscritos e aprovados sobre os
temas mencionados no item anterior, até o limite máximo de 100 (cem) trabalhos.
3.1.4. Exposição de pôsteres inscritos e aprovados sobre os temas
mencionados no item 3.1.2., até o limite máximo de 100 (cem) trabalhos.
4. Comissões
4.1. Comissão de Coordenação Geral
Coordenação: Dr. Antonio Neves Duarte Teodoro, Prof. Francisco das Chagas
Fernandes (MEC), Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra, Prof. Dr. José Eustáquio
Romão, Profa. Dra. Roberta Stangherlim, Profa. Dra. Magali Rosa de Sant’Anna;
b) Secretária - Cristiana de Marco Soares
4.2. Comissão Sócio-Cultural: a) Coordenação - Profa. Dra. Cleide Rita Silvério
de Almeida, Profa. Dra. Elaine Teresinha Dal Mas Dias; b) Secretária - Aline
Alves de Araújo Silva
4.3. Comissão de Infraestrutura: a) Coordenação - Prof. Dr. Maurício Pedro da
Silva, Profa. Dra. Cláudia Sabba, Lígia de Carvalho A. Vercelli; b) Secretária
- Érica Oliveira de Araújo
4.4. Comissão de Comunicação: a) Coordenação - Profa. Dra. Ana Maria Haddad
Baptista e Profa. Ms. Márcia do Carmo Felismino Fusaro; b) Secretária -
Jennifer Lopes da Silva
4.5. Comissão de Publicações: a) Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo de
Oliveira Santos, Prof. Dr. Manuel Tavares, Profa. Dra. Mônica de Ávila Todaro;
b) Secretária - Juliana
Aparecida Cezario
4.6. Comitê Científico: a) Marcos Antonio Lorieri, Celso do Prado Ferraz de
Carvalho, Carlos Bauer, Francisca E. S. Severino; b) Secretária – Juliana
Aparecida Cezário
5. Programa
DIA
|
HORA
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ATIVIDADE
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Coordenação
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14:00 -18:00
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Credenciamento e distribuição de materiais
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Auditório Memorial da
América Latina
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19:00 - 19:30
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Abertura Oficial
(Mestre de Cerimônias)
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Reitor
Eduardo Storopoli
Pró-Reitora
Acadêmica Maria Cristina Barbosa Storopoli
Ministro de Estado da
Educação Aloizio Mercadante Oliva
Ministros presentes
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05/11/2013
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19:30 - 21:00
|
Conferência Magna
“O Ministério da
Educação e as Políticas de Inclusão Popular na Educação Superior”
|
Ministro
de Estado
Ministro
Jacques Chonchol
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21:00 - 21:30
|
Entrega do Manuscrito
da Pedagogia do oprimido ao
Brasil e Lançamento do Livro do Manuscrito
|
Coordenação
José
Eustáquio Romão e Moacir Gadotti
Comissão
Nacional do Projeto “Paulo Freire: 50 Anos de Angicos”?
|
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22:00 - 23:00
|
Coquetel
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PPGE
e PROGEPE
|
|
9:00 -12:00
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Mesa I
Paulo Freire e a
Universidade Popular
|
Coordenação
Jason Ferreira Mafra
(UNINOVE – Brasil)
Participantes
José Eustáquio Romão
(UNINOVE - Brasil)
Carlos Alberto Torres
(UCLA – EUA), Francisco Gutierrez (IPF Costa Rica), Moacir Gadotti (IPF-USP –
Brasil), Walter Esteves Garcia (CNPq – Brasil
|
|
9:00 - 12:00
|
Reunião dos Ministros
de Estado da Educação
(Angola, Cabo Verde,
Cuba, Chile, Estados Unidos – Harvard, Guiné-Bissau, México, Moçambique,
Nicarágua, São Tomé, Suíça – CMI - e Príncipe, Tanzânia, Embaixador da
CPLP)
|
Coordenação
Francisco
das Chagas Fernandes
Secretário Executivo
Adjunto MEC
|
06/11/2010
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12:30 - 13:00
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Lançamento do Livro Paulo
Freire, a educação superior e o papel dos intelectuais
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Comissão de Angicos
|
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13:00 - 14:30
|
Almoço
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Livre
|
|
14:30 - 17:30
|
Mesa II
Programa Marco
Interuniversitário para una Política de Equidad y Cohesión Social en la
Educación Superior - Riaipe 3:
Desafios e Perspectivas
|
Coordenação
Antonio Teodoro
(ULHT/UNINOVE – Portugal/Brasil)
Participantes
Sílvia Llamovate (UBA
– Argentina), Boris Tristá (UHavana – Cuba), Armando Alcántara Santuario
(UNAM - México), Sandra Montané (UBarcelona – Espanha), Ana Benavente
(Portugal)
|
07/11/2013
|
9:00-12:00
|
Mesa III
Educação Popular e
Universidade
|
Coordenação
Antonio Joaquim
Severino (UNINOVE – Brasil)
Participantes
Ana Maria Saul (PUC/SP
– Brasil), Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP – Brasil), Celso de Rui
Beisiegel (USP – Brasil), Osmar Fávero (UFF - Brasil) Reinaldo Matias Fleuri
(UFSC – Brasil)
|
12:00 – 14:00
|
Almoço
|
Livre
|
|
14:00-17:00
|
Mesa IV
Diálogos Possíveis
entre Paulo Freire e ... (qualquer pensador contemporâneo) sobre
Educação Superior
|
Coordenação
José Eduardo de
Oliveira Santos (UNINOVE – Brasil)
Participantes
Raymond Morrow
(UAlberta – Canadá), Silvia Manfredi (IPF – Itália),
José Beltrán
(UValencia – Espanha), Arlinda Cabral (CPLP – Cabo Verde), Luisa Cortesão
|
|
06/11/2013
|
17:30 -19:00
|
Comunicações e Pôsteres
|
Inscritos
e aprovados
|
07/11/2013
|
17:00
-19:00
|
Comunicações e Pôsteres
|
Inscritos
e aprovados
|
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
TEORIAS E POLÍTICAS
“Paulo Freire e a Educação Superior”
5 a 7 de novembro de 2013
DATAS: 5 A 7 DE NOVEMBRO DE 2013
LOCAL: Conferência de abertura:
Auditório do Prédio C (segundo sub solo) do Campus Memorial da UNINOVE situado
à Av. Francisco Matarazzo, n. 364. Demais atividades: Centro de Pós-Graduação
da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, localizado à Avenida Francisco
Matarazzo, nº 612 (em frente ao Parque da Água Branca e próximo à estação Barra
Funda do Metrô), São Paulo – SP. Telefones para informações: (11) 3665-9312.
PÚBLICO ALVO: Educadores em geral,
pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A comissão Organizadora do IV Seminário Internacional de Educação
Teorias e Política: “Paulo Freire e a Educação Superior”torna pública a
presente chamada de apresentação de trabalhos para o referido evento.
São convidados os interessados a submeter trabalhos nas
modalidades de comunicação e pôsteres cujos conteúdos estejam afetos á temática
geral do Seminário e inseridos nos seguintes Eixos
Temáticos:
1. Pensamento de Paulo Freire e Educação superior;
2. Educação popular e Ensino Superior na ótica do Pensamento de Paulo
Freire;
3. Democracia cognitiva, universidade e pensamento freireano;
4. Diálogos possíveis entre Paulo Freire e outros pensadores sobre
Educação Superior;
5. Políticas de Inclusão Popular na Educação Superior;
6. Paulo Freire, a educação superior e o papel dos intelectuais;
7. Paulo Freire e a Universidade Popular.
DATAS E PRAZOS
A partir do dia 26 de agosto e até o dia 21 de outubro de 2013
serão recebidos trabalhos completos (comunicações) e os resumos de pôsteres a
serem submetidos a pareceres.
A relação dos trabalhos aceitos será publicada na página do evento
até o dia 26 de outubro de 2013.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
A submissão das comunicações requer a apresentação do texto
completo da obra, precedido de um resumo de até 800 caracteres de extensão,
incluindo os espaços entre palavras, e de três palavras-chave. O texto completo
do trabalho deve ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou
posterior, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens de 03 cm, fonte Times New Roman
tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas
deverão estar numeradas na parte inferior direita. O título do trabalho deve
estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes
dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados
à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e
pelo correio eletrônico dos autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo
apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas,
com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo os espaços entre palavras,
e três palavras-chave. Os trabalhos devem ser apresentados em forma final de
artigo para sua publicação, com a introdução do problema, desenvolvimento,
conclusões e referências, observando as normas habituais para a publicação de
trabalhos científicos. O texto completo, incluídas as notas de rodapé,
referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre
20.000 e 25.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES
Para Pôsteres serão recebidos resumos expandidos que devem conter
entre 2.500 e 3.500 caracteres com espaço, alinhamento justificado, Word, fonte Times New Roman, 12, espaço de
entrelinhas de 1,5. Devem conter: Introdução
desenvolvimento, conclusões e referências bibliográficas.
Para apresentação, os pôsteres devem seguir as seguintes
especificações: dimensões: 100
cm x 90
cm. Detalhamento: Título em caixa alta, visível a 2 m de distância. Nome e
instituição dos autores, em destaque, logo abaixo do título. Descrição concisa
do trabalho com letras, figuras e tabelas suficientemente grandes para a
leitura a uma distância de, pelo menos, 1 metro. Objetivo(s) do trabalho. Análise e
descrição dos resultados. Conclusões. Bibliografia consultada.
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
O arquivo do trabalho deve ser enviado como anexo de e-mail para:
O arquivo e assunto devem ser nomeados da seguinte forma:
PARA COMUNICAÇÃO:
Nome do autor: Jose Francisco da Silva.
O arquivo será: jose-francisco-da-silva
O assunto será: comunicação_títulodotrabalho
PARA PÔSTER:
Nome do autor: Jose Francisco da Silva.
O arquivo será: jose-francisco-da-silva
O assunto será pôster_títulodopôster.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO COMITÊ CIENTÍFICO
Conteúdos afetos á temática geral do colóquio e pertinentes a
algum dos Eixos Temáticos:
1. Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
2. Relevância da contribuição à política e à gestão da educação;
3. Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
4. Correção na linguagem do texto e nas citações e referências
bibliográficas;
5. Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
PEN DRIVE
Os textos completos, bem como os resumos expandidos dos pôsteres
serão incluídos nos anais do evento, publicados em Pen drive. Vale lembrar que
a revisão dos textos serão de responsabilidade de seus autores.
Todos os que enviarem trabalhos deverão se inscrever servido-se do
e-mailseminariointernacional@ uninove.br
Para outras informações servir-se do email: seminformacoes@uninove.br
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