19 de setembro de 2013

Conhecendo nossos Professores

Hoje mais uma ilustre integrante do corpo docente do DCSL nos concedeu entrevista. A queridíssima Profª Elzira Yoko Uyeno.


     "Meu nome é Elzira Yoko Uyeno (Arima, quando solteira e moradora de Taubaté) e, muito honrada, voltei à casa por onde fui formada em Letras. Atuo na área de ensino e aprendizagem de línguas no curso de Letras, ministrando aulas de Língua Portuguesa, e no Programa de Linguística Aplicada, ministrando disciplinas relativas à Análise do Discurso de perspectiva francesa e psicanálise.
     



    Julgo que a escolha pelas Letras foi motivada pela participação no Concurso Literário Monteiro Lobato; depois isso foi ratificado, quando tivemos, professoras Vera Batalha, Roseli e eu, aulas com professora Flávia Carone que, com 70 e tantos anos, ia ao curso de bengala: essa imagem me levou a fazer mestrado e doutorado  aos 50 anos. Sou colunista do IPLA News que é o do Instituto de Psicanálise Lacaniana em São Paulo. Também faço parte da Rede de Estudos da Pobreza na América Latina. 



      O que mais me chama a atenção é a relação que a escrita tem com a psicanálise e o encantamento dos alunos com a psicanálise e com o ensino.


     Temos uma rocinha na serra, e o meu passatempo é saber se os jacus e os tucanos tiveram mais filhotinhos.
É saber se os mirtilos e as framboesas vão carregar. Também estudei sumiê (pintura clássica japonesa).

    Gosto de cozinhar para a família toda, sobretudo para os filhos e sobrinhos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário