16 de agosto de 2012

CURSO DE HISTÓRIA DA UNITAU É PREMIADO
EM SIMPÓSIO VALEPARAIBANO

            Pelo segundo ano consecutivo o Curso de História da Universidade de Taubaté tem um resultado expressivo no Simpósio mais importante da região.
            Organizado pelo IEV, Instituto de Estudos Valeparaibanos, o XXVI Simpósio de História do Vale do Paraíba foi realizado na cidade de Cachoeira Paulista, entre os dias 8 e 11 de agosto, em parceria com a Faculdade Canção Nova. Com a participação do vale paulista, do vale fluminense e do sul de Minas tendo como tema Vale do Paraíba: A memória do trem.
            O Prof. Ms. Armindo Boll orientou a produção de nove banners, resultado da pesquisa de alunos dos três anos do curso de História: “Os alunos que participaram com os trabalhos (sete do primeiro ano – Rodney da Silva Amador, Tatiana Piorino Vinci, Fernando Henrique Nogueira, Isabela Ramos de Queiroz, Ariel Viera Araújo, Alexandre Bittencourt Ramos e Jean Aparecido Ferreira Barbosa; dois do segundo ano – Priscila Seabra e Guilherme Leone; e Paulo Christian Martins M. da Cruz, do terceiro ano), tiveram oportunidade de conviver com o tema nas aulas de História Regional. Como no ano passado, quando tivemos todos os trabalho premiados conjuntamente, este ano recebemos o Troféu Institucional, pelo volume e qualidade das apresentações, o que mostra o interesse e a participação dos alunos nas temáticas regionais”, destaca o professor.
            O Prof. Boll, que também é Conselheiro de Projetos Históricos e Culturais do IEV Núcleo Taubaté, foi convidado a abrir o Simpósio, no início dos trabalhos científicos, representando o Núcleo recém criado. Juntamente com o aluno Luciano Valentini Zucarelli, do terceiro ano de História, apresentau o tema Pedro Pedreiro esperando o trem, sobre as cidades que ficaram a margem do desenvolvimento ferroviário e rodoviário, mostrando a importância da História Regional nos projetos educacionais e nas ações econômicas (turismo, gastronomia, artesanato etc).
            O Presidente do XXVI Simpósio, Prof. Dr. Henrique Alckmin Prudente, Diretor Acadêmico e Coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova, destacou a qualidade dos trabalhos: “Foi de muita importância a participação da UNITAU. Os trabalhos, que abrangeram oito estações da região, foram bem defendidos pelos alunos, tanto que, durante o julgamento, a comissão chegou a cogitar uma premiação conjunta pelos trabalhos”, afirmou o prof. Henrique.
            No encerramento, o Prof. Ms. Francisco Sodero Toledo, Presidente do IEV, fez um balanço geral do evento: “Foram quatro dias marcados por conferência, palestras, apresentações orais, banner e documentários em vídeo do mais alto nível. Foram recebidas mais de noventa inscrições com uma média de 43 presentes em cada sessão de trabalho. O conteúdo e os debates realizados por grupo de pessoas altamente interessados no tema constituíram o ponto alto deste encontro. Todos saíram enriquecidos com as ideias, informações sobre a ferrovia, sinônimo de progresso e modernidade no passado e memória viva no presente”, avaliou o prof. Sodero.
O Presidente do IEV também destacou a participação da UNITAU: “O Troféu Institucional ficou com a UNITAU, que com a presença significativa de seus professores e alunos foi considerada pela Comissão Organizadora como a de melhor participação no evento”.
A Coordenadora do IEV, Núcleo Taubaté, Prof. Ms. Regina Kátia Rico Santos de Mendonça, formada na UNITAU, recebeu, em nome do aluno Jean Aparecido Ferreira Barbosa, o prêmio de melhor trabalho na Categoria Pôster - Estação ferroviária de Aparecida: a estação da fé destacando: “O Núcleo de Taubaté, que tem sua sede no Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU, participou ativamente, junto ao Prof. Armindo Boll, das reuniões com os alunos. O interesse e a dedicação hoje foram premiados”, afirmou a Prof. Kátia.
O Prof. Boll recebeu, pela Profa. Ms. Rachel Duarte Abdala, o prêmio de melhor trabalho na categoria Exposição Oral - Parada obrigatória: a Estação de Taubaté, além do Troféu Institucional, que será entregue ao Prof. Ms. Carlos Eduardo Pinto, Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Letras.  
“Fico feliz com os resultados destes dois últimos anos. O projeto da Prex Taubaté tempo e memória: História, tradições culturais e comunidade, possibilitou o envolvimento direto dos voluntários na elaboração dos banners”, destaca o Prof. Boll. “Tivemos o apoio do Núcleo de Design Gráfico da PREX, que elaborou a arte do banner, dando uma uniformidade aos trabalhos. Gostaria de destacar que os temas valeparaibanos sempre foram desenvolvidos em sala de aula, resultando em trabalhos científicos, como estes, em TCCs e em pesquisas de campo. Isto mostra a importância da História Regional na formação do cidadão valeparaibano, no momento em que vivemos o nascimento da Região Metropolitana do Vale”, encerrou o Prof. Boll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário