12 de agosto de 2013

Museu da Casa Brasileira

Olá pessoal, recebi a divulgação desta exposição. Parece bem interessante e está aqui na nossa região.
Visitem. Vale AACC se fizerem relatório e colocarem na ficha de controle de AACC.

Abraços,

Profa. Rachel
Coord. Curso de História
 
 
 
SISEM –SP

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Museu da Casa Brasileira e o SISEM-SP levam a Pindamonhangaba exposição sobre bens tombados no Litoral Paulista e no Vale do Paraíba
A cidade de Pindamonhangaba recebeu, em 05 de agosto, um recorte da exposição “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, acerca do patrimônio histórico das cidades da região, tombado pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A itinerância, realizada no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, acontece em parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual o MCB leva a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente em seu espaço expositivo.
“Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” reúne fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho presentes no livro homônimo que deu origem à mostra. A seleção de imagens que o visitante irá encontrar no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina contextualiza a situação de bens tombados em cidades do Vale do Paraíba e da faixa litorânea do estado de São Paulo pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura para a proteção ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo, salientando a importância de sua preservação.
A mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos 16 e 17 e cidades como Santos, Iguape, Cananéia, Jacareí, entre outras, que guardam até hoje memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea.
“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana-de-açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, conta Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.
Sobre o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
Instalado nas dependências do Palacete Visconde da Palmeira, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina contém em seu acervo aproximadamente vinte mil peças de diversas tipologias. Antiga propriedade do Visconde da Palmeira, usado aos finais de semana e durantes festas, o Palacete foi construído, em 1850, em estilo neoclássico com taipa de pilão, expressando a fortuna do Ciclo do Café no Vale do Paraíba. Destaca-se na construção o terraço, com 19 metros – o mais alto do Brasil, construído com essa técnica.
Sobre a Coleção Patrimônio Paulista
O livro “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, escrito pela cientista social Margarida Cintra Gordinho, é o 2º volume da Coleção Patrimônio Paulista, fruto da iniciativa do Governo do Estado e do Condephaat, em parceria com o Museu da Casa Brasileira. Iniciada em 2010, com a exposição e lançamento da publicação “Patrimônio da Metrópole Paulistana” no MCB, a Coleção divulga o patrimônio cultural do Estado de São Paulo e incentiva o debate envolvendo as questões inerentes à formação de uma consciência relativa à preservação de sua cultura material e à consolidação de políticas públicas relativas ao tema.
As exposições atreladas aos dois volumes já publicados foram apresentadas pelo MCB em itinerâncias dentro e fora da capital paulista, em locais como a Sala São Paulo e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e nos municípios de Paranapiacaba, Taubaté e Jacareí. Para 2013, estão previstos mais dois títulos da Coleção Patrimônio Paulista: “As escolas republicanas” e “A caminho do Oeste Paulista”.
Sobre o Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br.
No Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, o Sisem é articulado pela Região Administrativa São José dos Campos. O contato com o Representante Regional, Alberto Capucci Filho, do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), pode ser feito pelo endereço eletrônico ra.sjc.sisem@gmail.com ou pelo telefone (12) 3953-3574.
 Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, e que em 2013 chega a sua 27ª edição.
 SERVIÇO
Mostra itinerante Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba
Abertura: 5 de agosto
Visitação: até 30 de setembro, segunda a sexta, das 8h às 17h.
Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina – (12) 3648-1779
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260 - Jd. Boa Vista - Pindamonhangaba
Realização: MCB, Condephaat eSISEM-SP
Apoio: Prefeitura de Pindamonhangaba, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona LeopoldinaeEditora Terceiro Nome
Museu da Casa BrasileiraHorário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano (11 3032-3727)
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.brwww.mcb.org.br 
Informação para a imprensa – Museu da Casa BrasileiraFilipe Bezerra - Coordenador de comunicação | comunicacao@mcb.org.br
Andrea Polimeno - Assistente de comunicação |
assistcomunicacao@mcb.org.br
Izabelle Prado - Assistente de comunicação |
assist2comunicacao@mcb.org.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário