8 de outubro de 2013

Relato do Prof. Gerson sobre viagem ao Vale Histórico e Região Serrana do RJ

Posso afirmar, com toda convicção, de que são muitos os benefícios relacionados às atividades de campo. Contudo, antes de relacionar brevemente os motivos pelos quais considero fundamental a realização de atividades de campo em todas as áreas do conhecimento, é necessário enfatizar que trabalhos de campo têm uma natureza técnico-científica.

Dessa forma, não podem ser realizados sem planejamento e preparação prévia, com roteiro definido e sistematização das atividades in loco, gerando produtos após a realização dos mesmos, principalmente na forma de relatórios, mas também na forma de artigos, relatos de campo, exposições e discussões em grupo. Além destes, também há outros resultados muito importantes, principalmente tratando-se de uma experiência pioneira de realização de atividades de campo em uma perspectiva multidisciplinar e integradora. À seguir, constam os benefícios resultantes das AULAS de campo.



1. As aulas de campo possibilitam maior tempo de diálogo entre os professores e os estudantes. Há discussões no ônibus, nas ruas,  nos alojamentos, durante as refeições, etc.

2. A realização de atividades em conjunto possibilita que os estudantes possam apreender conteúdos de outras disciplinas, enfocando os objetos de estudo em diferentes perspectivas, pois professores de Geografia, História e Letras apresentam diferentes abordagens, que se complementam e possibilitam um entendimento mais amplo.



3. A integração entre os estudantes e professores permanece após a atividade de campo, possibilitando trabalhos futuros em conjunto, minimizando uma lacuna comum a outras instituições: o corporativismo e as "rivalidades" sem sentido.

4. Os estudantes são estimulados a desenvolver pesquisas sobre as áreas estudadas nos trabalhos de campo e, logo, contribuir com as comunidades de outros lugares.



5. Os trabalhos de campo contribuem para divulgar a instituição e muitas pessoas podem se interessar em estudar na universidade após conhecê-la por intermédio desse intercâmbio de conhecimento. Há, portanto, benefícios que não são imediatos.




6. Como futuros professores, é fundamental que os estudantes tenham uma formação múltipla, pois sua experiência de vida contribuirá para o exercício profissional.

Grande abraço e obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário