5 de julho de 2012

Docentes da Universidade de Taubaté envolvidos com o Programa Institucional de Incentivo à Docência-PIBID participam de evento acadêmico

Oito docentes dos cursos de Pedagogia e das licenciaturas da Universidade de Taubaté envolvidos com o Programa Institucional de Incentivo à Docência-PIBID participarão entre os dias 23 e 26 de julho do XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, que será realizado na UNICAMP. Serão apresentados dois painéis: um intitulado “Formação de professores no diálogo universidade escola pública: uma experiência no PIBID”, coordenado pela Profa. Neusa Banhara Ambrosetti, com trabalhos de autoria de professores dos cursos de Pedagogia, História, Biologia: Educação Física e Letras, Autores: Neusa Banhara Ambrosetti, Marisa Cardoso, Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda, Virginia Mara Próspero da Cunha, Roseli Albino dos Santos, Rachel Duarte Abdala, Myrian Boal Teixeira e Maria Teresa de Moura Ribeiro. O segundo painel coordenado pelo Prof. André Luiz Paulilo, da UNICAMP, foi composto com trabalhos de diversas instituições, sendo um delas da UNITAU, elaborado pela Profa. Rachel Duarte Abdala, do curso de História e pelo Prof. Cristiano José Pereira, da rede Municipal de Ensino de Taubaté e supervisor do PIBID na área de História na Escola Dr. Avedis Victor Nahas.
A participação dos professores neste evento acadêmico de âmbito nacional representando a Universidade de Taubaté mostra a sucesso da implementação e do desenvolvimento do PIBID na instituição.

 

 

 

 

 

Docente do curso de História participa de Congresso em Portugal

A professora Rachel Duarte Abdala, do curso de História participará entre os dias 11 e 15 de julho do IX Congresso Luso-brasileiro de História da Educação que será realizado em Lisboa. A professora apresentará resultados parciais da sua pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade de São Paulo.
Intitulada “Os sentidos e representações da comemoração em álbuns fotográficos comemorativos da Escola Caetano de Campos-SP” a pesquisa que será apresentada teve como foco de análise as representações fotográficas de comemorações escolares organizadas em álbuns. Para o desenvolvimento desta análise definiu-se como objeto de pesquisa os álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos, de São Paulo. Esta escola promovia a prática de composição de álbuns fotográficos. Dois deles são alusivos especificamente a efemérides: o Álbum de Comemoração do IV Centenário de São Paulo, de 1954, e o Álbum comemorativo do cinqüentenário do Jardim da infância, de 1946. Esses dois álbuns compõem o corpus documental desta pesquisa. Além destes, há no acervo dois álbuns que chamam a atenção por se tratarem de álbuns de outras escolas. O primeiro é da Escola Normal Livre Paulo André, de Barretos-SP e o segundo do Colégio Estadual e Escola Normal Peixoto Gomide, Itapetininga-SP.
De fato, as efemérides proporcionam uma análise do passado, mas principalmente do presente. Os quatro álbuns objetos desta análise apresentam os seguintes aspectos em comum: são de cunho artesanal, o que pode ser constatado pelas inscrições das legendas e de textos escritos à mão; e constituem-se como uma narrativa que engloba desde aspectos que remontam à história da data a ser comemorada, até a identificação dos principais atores envolvidos nos festejos, tanto no passado quanto no presente. O álbum é o registro das atividades de comemoração. A organização do álbum também remete aos diversos níveis de ensino englobados na escola: festejos do pré-primário, do curso normal e do ginásio. Para além de perceber as similitudes encontradas entre os quatro álbuns analisados, é preciso considerar suas condições de emergência, que, embora estejam relacionadas a efemérides comemoradas no âmbito escolar, são efemérides diferentes. Nos registros das instalações detecta-se uma intenção de valorização que remete a uma tradição.
A participação da professora neste avento acadêmico de âmbito internacional representando o curso de História é muito significativa para o curso e para a Universidade de Taubaté.

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