Tema da Ação
ComUna - Integração da Comunidade Rural com o Rio Una
Resumo
A escola EMEIEF Professor
José Marcondes de Moura “Escola Monjolinho” encontra-se a aproximadamente 15 quilômetros do
centro da cidade de Taubaté-SP, e está localizada na zona rural do município.
Os alunos que frequentam a escola tem o nível sociocultural e econômico
médio/baixo, sendo a principal atividade econômica exercida pelas famílias da
região a agropecuária. Através do diagnóstico do Plano Político Pedagógico da
escola e entrevista com os professores, criou-se o projeto ComUna- Integração
da Comunidade Rural e o Rio Una, em que, busca-se através do projeto uma maior
integração entre a comunidade e a escola com o “despertar” para a consciência
ambiental: maior valorização da identidade local, ressaltando a importância do
rio Una, que faz parte do cotidiano da comunidade, como fonte de renda, consumo
doméstico e lazer, demonstrar a
importância da manutenção da bacia do rio Una na Geografia local, e como fonte
de abastecimento e qualidade das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do
Sul.
Justificativa
Observa-se em grande parte dos alunos uma perda de vínculos afetivos em
relação à zona rural em que vivem, busca-se através do projeto, o estudo do Rio
Una, interligando aspectos de cidadania, de valores culturais e qualidade de
vida.
Objetivos
Objetivos
Gerais:
1) Fornecer informações
sobre a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, dando destaque ao seu
importante afluente: o Rio Una.
Objetivos Específicos:
1) Valorização da identidade
Rural;
2) Desenvolver a
conscientização ambiental;
3) Contribuir na análise do
espaço habitado, incentivando a valorização da bacia do rio Una, no cotidiano
da comunidade rural.
Público
Alunos dos 8º anos que são moradores rurais ao redor da “Escola Monjolinho”,
no município de Taubaté-SP.
Ações
Desenvolvidas
Os alunos tiveram aulas expositivas sobre a formação da Bacia sedimentar
do Vale do Paraíba, obtendo conhecimentos sobre a hidrografia local, que
posteriormente foram contextualizadas em sala de aula. Através dos
conhecimentos adquiridos, os alunos apresentaram os conteúdos em uma exposição
de painéis sobre a importância do rio. Para tornar a aprendizagem mais
significativa, os alunos realizaram atividades com mapas para a localização da
bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e também com a cartilha e o vídeo Rio Paraíba do Sul: o homem e o rio, em
que relaciona a educação ambiental para a sustentabilidade do rio Paraíba do
Sul .
Como
concretização da primeira etapa do projeto, os alunos realizaram pesquisa de
campo no Museu de História Natural de Taubaté, onde puderam adquirir mais
conhecimentos sobre a Bacia Sedimentar do Vale do Paraíba, em que se pretende
Nenhum comentário:
Postar um comentário