22 de maio de 2012

GEO - Projeto PIBID "ComUNA" da escola José Marcondes de Moura


Tema da Ação
ComUna - Integração da Comunidade Rural com o Rio Una

Resumo
A escola EMEIEF Professor José Marcondes de Moura “Escola Monjolinho” encontra-se a aproximadamente 15 quilômetros do centro da cidade de Taubaté-SP, e está localizada na zona rural do município. Os alunos que frequentam a escola tem o nível sociocultural e econômico médio/baixo, sendo a principal atividade econômica exercida pelas famílias da região a agropecuária. Através do diagnóstico do Plano Político Pedagógico da escola e entrevista com os professores, criou-se o projeto ComUna- Integração da Comunidade Rural e o Rio Una, em que, busca-se através do projeto uma maior integração entre a comunidade e a escola com o “despertar” para a consciência ambiental: maior valorização da identidade local, ressaltando a importância do rio Una, que faz parte do cotidiano da comunidade, como fonte de renda, consumo doméstico e lazer,  demonstrar a importância da manutenção da bacia do rio Una na Geografia local, e como fonte de abastecimento e qualidade das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

Justificativa
Observa-se em grande parte dos alunos uma perda de vínculos afetivos em relação à zona rural em que vivem, busca-se através do projeto, o estudo do Rio Una, interligando aspectos de cidadania, de valores culturais e qualidade de vida.

Objetivos
Objetivos Gerais:
1)     Fornecer informações sobre a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, dando destaque ao seu importante afluente: o Rio Una.
Objetivos Específicos:
1)     Valorização da identidade Rural;
2)     Desenvolver a conscientização ambiental;
3)     Contribuir na análise do espaço habitado, incentivando a valorização da bacia do rio Una, no cotidiano da comunidade rural.

Público
Alunos dos 8º anos que são moradores rurais ao redor da “Escola Monjolinho”, no município de Taubaté-SP.

Ações Desenvolvidas
Os alunos tiveram aulas expositivas sobre a formação da Bacia sedimentar do Vale do Paraíba, obtendo conhecimentos sobre a hidrografia local, que posteriormente foram contextualizadas em sala de aula. Através dos conhecimentos adquiridos, os alunos apresentaram os conteúdos em uma exposição de painéis sobre a importância do rio. Para tornar a aprendizagem mais significativa, os alunos realizaram atividades com mapas para a localização da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul e também com a cartilha e o vídeo Rio Paraíba do Sul: o homem e o rio, em que relaciona a educação ambiental para a sustentabilidade do rio Paraíba do Sul .
Como concretização da primeira etapa do projeto, os alunos realizaram pesquisa de campo no Museu de História Natural de Taubaté, onde puderam adquirir mais conhecimentos sobre a Bacia Sedimentar do Vale do Paraíba, em que se pretende

Nenhum comentário:

Postar um comentário