Rua Visconde do Rio Branco, 22 - Centro, Taubaté - SP
Telefone Secretaria: (12)3625 4242.
E-mail: unitau.letras@ig.com.br
Estagiária Responsável: Iara Barros
E-mail: iara.unitau@gmail.com
Página no Facebook: https://www.facebook.com/dcsl.unitau
30 de setembro de 2013
Seminário
Release II Encontro de Museus do Vale do Paraíba e Litoral
No dia 23 de
setembro de 2013, foi realizado o II Encontro de Museus do Vale do Paraíba e
Litoral, abrindo a primavera dos museus na região. O evento foi realizado
no Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão-SP, e promovido pela Região Administrativa
de São José dos Campos do Sistema Estadual de Museus-SISEM, do estado de São Paulo
em parceria com a ACAM Portinari, o Museu Felícia Leirner e a Universidade de Taubaté.
Apresentando a proposta de criação da Rede de Educadores em Museus, o evento
pretendeu dar visibilidade às iniciativas na área de museologia da região do Vale
do Paraíba e do litoral proporcionando a discussão e divulgação de questões
comuns às instituições museológicas da região, permitindo o aprofundamento
reflexivo e contribuindo para a formação de público consciente e de pessoal
para atuar e já em atuação em museus da região.
Prestigiaram o evento, o
Secretário de Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo; o Diretor do Sistema
Estadual de Museus-SISEM/SP, Davidson Kaseker; a museóloga e diretora executiva
da ACAM Portinari, Angélica Fabbri e, representando o supervisor da Região Administrativa
de São José dos Campos do Sistema Estadual de Museus-SISEM, Rita de Cássia
Camargo.
Estiveram presentes gestores,
dirigentes, diretores e funcionários de museus e instituições museológicas da
região, professores das redes públicas de ensino e estudantes do Curso de
História da Universidade de Taubaté. O evento teve 94
pessoas inscritas e 61 participantes, representando 25 instituições.
A realização contou
com a monitoria de 15 estudantes do curso de História da Universidade de
Taubaté, sob a supervisão da Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala. Esses estudantes
atuam como educadores no Museu Histórico de Taubaté e no Centro de Documentação
e Pesquisa Histórica da UNITAU, sediado no Solar da Viscondessa do Tremembé.
Ozias Soares, professor da Universidade Estadual do Rio de
Janeiro e representante da Rede de Educadores de Museus do Rio de Janeiro,
proferiu palestra intitulada: “Tecendo articulações e construindo caminhos na
educação de museus: reflexões sobre experiências em redes de colaboração na
cidade do Rio de Janeiro”. No evento também palestrou Maria Paula Correira de Souza,
do Grupo Percebe, que tratou da profissionalização dos educadores de museus.
O evento envolveu também uma visita monitorada ao Museu
Felícia Leirner, que sediou a edição deste ano.
O Fórum regional de implantação da rede de educadores em
museus propôs a escrita da carta de Campos do Jordão com argumentos a respeito
dos objetivos da criação da rede na região e a composição do comitê gestor da
REM-SP.
O evento foi encerrado com
apresentação de Maple Duo, apresentando obras de Pixinguinha, Cartola e Villa-Lobos.
Credenciamento
dos participantes do evento pelos monitores da UNITAU. Foto Mauricio Pereira
|
Abertura
oficial do evento. Foto Mauricio Pereira
|
Palestra
do prof. Ozias Soares. Foto Mauricio Pereira
|
Visita
monitorada no museu a céu aberto Felicia Leirner. Foto Mauricio Pereira
|
Visita
monitorada no backstage do auditório Cláudio Santoro. Foto Mauricio Pereira
|
Palestra
de Maria Paula Correia sobre profissionalização do educador de museu. Foto
Mauricio Pereira
|
26 de setembro de 2013
Festival Nacional de Teatro de Taubaté
O Festival Nacional de Teatro
de Taubaté tem mais de cem grupos inscritos, e faz parte da programação do
ENCUT (Encontro Cultural de Taubaté), promovido pela Prefeitura de Taubaté, que
neste mês de setembro vai reunir diversas atrações teatrais.
Os
inscritos são grupos ou companhias de todo o território nacional. A organização
do evento vai realizar uma seleção do material recebido. Serão escolhidos 27
grupos, sendo 9 em cada categoria: Adulta, Infantil e Teatro de Rua. O objetivo
é estimular os grupos teatrais da cidade, região e outros Estados, revelar
novos talentos e promover o intercâmbio cultural.
O
evento é competitivo e a premiação total será de R$ 50 mil. Cada categoria
premiará: 1º colocado R$ 7 mil; 2º colocado R$ 5 mil; 3º colocado R$ 4 mil. O
júri escolherá um grupo que vai receber um prêmio único de excelência
profissional no valor de R$ 2 mil. Todos os grupos selecionados também
receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 1 mil.
O
Festival de Teatro ENCUT vai acontecer de 20 a 29 de setembro de 2013, com apresentações
no Teatro Metrópole e na Praça Dom Epaminondas.
O evento vale AACC para os alunos que participarem nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro.
Dia 26 - Quinta-Feira
10h - Categoria Infantil
Peça: A menina que brilha
Cia. Loucos do Tarô - São Paulo/SP
Local: Teatro Metrópole
15h - Categoria Rua
Peça: Aqui trem! Histórias da ferrovia
Grupos Ô Minha Gente! e 4 na Rua É 8 - Jacareí/SP
Local: Sedes
20h - Categoria Adulto
Peça: Cabeça de papelão
Cia. da Revista - São Paulo/SP
Recomendação etária: 14 anos
Local: Teatro Metrópole
Dia 27 - Sexta-Feira
10h - Categoria Infantil
Peça: Andersen sem palavras – Teatro sem sombras
Grupo Caleidoscópio - São Paulo/SP
Local: Teatro Metrópole
15h - Categoria Rua
Peça: As presepadas de Damião
Honesta Cia. de Teatro - Campinas/SP
Local: Sedes
20h - Categoria Adulto
Peça: Ficção
Cia. Hiato - São Paulo/SP
Recomendação etária: 12 anos
Local: Teatro Metrópole
Dia 28 - Sábado
10h - Categoria Infantil
Peça: Sonhatório
Cia. Truks - São Paulo/SP
Local: Teatro Metrópole
15h - Categoria Rua
Peça: O folclore do amor
Grupo Teatral Aslucianas - Rio de Janeiro/RJ
Local: Praça Dom Epaminondas
20h - Categoria Adulto
Peça: A confecção da queda
Cia. Fábrica São Paulo - São Paulo/SP
Recomendação etária: 14 anos
Local: Teatro Metrópole
Dia 29 - Domingo
20h - Entrega de prêmios e certificados aos participantes
Encerramento do Festival com a peça de Taubaté selecionada para a fase
regional do Mapa Cultural Paulista 2013-2014
Peça: Queijo & Goiabada
Cia. Balakko Bacco
Local: Teatro Metrópole
10h - Categoria Infantil
Peça: A menina que brilha
Cia. Loucos do Tarô - São Paulo/SP
Local: Teatro Metrópole
15h - Categoria Rua
Peça: Aqui trem! Histórias da ferrovia
Grupos Ô Minha Gente! e 4 na Rua É 8 - Jacareí/SP
Local: Sedes
20h - Categoria Adulto
Peça: Cabeça de papelão
Cia. da Revista - São Paulo/SP
Recomendação etária: 14 anos
Local: Teatro Metrópole
Dia 27 - Sexta-Feira
10h - Categoria Infantil
Peça: Andersen sem palavras – Teatro sem sombras
Grupo Caleidoscópio - São Paulo/SP
Local: Teatro Metrópole
15h - Categoria Rua
Peça: As presepadas de Damião
Honesta Cia. de Teatro - Campinas/SP
Local: Sedes
20h - Categoria Adulto
Peça: Ficção
Cia. Hiato - São Paulo/SP
Recomendação etária: 12 anos
Local: Teatro Metrópole
Dia 28 - Sábado
10h - Categoria Infantil
Peça: Sonhatório
Cia. Truks - São Paulo/SP
Local: Teatro Metrópole
15h - Categoria Rua
Peça: O folclore do amor
Grupo Teatral Aslucianas - Rio de Janeiro/RJ
Local: Praça Dom Epaminondas
20h - Categoria Adulto
Peça: A confecção da queda
Cia. Fábrica São Paulo - São Paulo/SP
Recomendação etária: 14 anos
Local: Teatro Metrópole
Dia 29 - Domingo
20h - Entrega de prêmios e certificados aos participantes
Encerramento do Festival com a peça de Taubaté selecionada para a fase
regional do Mapa Cultural Paulista 2013-2014
Peça: Queijo & Goiabada
Cia. Balakko Bacco
Local: Teatro Metrópole
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO TEORIAS E POLÍTICAS
5 a 7 de novembro de 2013
1. Introdução
O Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) realizou o I Seminário
Internacional de Educação, Teorias e Políticas, de 17 a 19 de novembro de 2003 e,
mesmo sendo um programa de pós-graduação novo e apenas com o curso de mestrado,
inseriu-o, com expressão, nas agendas nacional e internacional da área de
educação. Além de contar com a participação de pesquisadores de renome no país,
o evento também teve uma presença ativa de pensadores que são referências nas
ciências sociais da contemporaneidade, como Atílio Borón, à época diretor do
Conselho do Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), e António Nóvoa, da
Universidade de Lisboa. O Seminário foi abrilhantado ainda com a participação
de centenas de pesquisadores, de todas as regiões brasileiras, que inscreveram
trabalhos e pôsteres.
A segunda edição do Seminário
Internacional de Educação Teorias e Políticas, realizado de 8 a 10 de novembro de 2006,
teve como tema “Pesquisas e Políticas”. Articulando-se com o Instituto Paulo
Freire (IPF), o PPGE-UNINOVE abrigou, no evento, a reunião internacional do
projeto Supporting
International Networking and Cooperation in Educational Research (S.I.N.C.E.Re.) que,
coordenado pela rede Menon, de Bruxelas, congregava vários países da Europa
(Bélgica, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Inglaterra e Itália), da Ásia
(Malásia) e da América Latina (Brasil e Colômbia). O Brasil era representado
nesta Rede por uma equipe interinstitucional de pesquisadores do IPF e do
PPGE-UNINOVE. Como um dos objetivos dessa edição do evento era o de confrontar
pesquisadores, formuladores (policy makers), especialmente os gestores de agências de
fomento da pesquisa educacional, e os protagonistas dessas políticas na ponta
dos sistemas educacionais (stakeholders), os resultados foram os mais significativos
possíveis, no sentido da articulação orgânica do financiamento da pesquisa na
área de educação e da capitalização de seus resultados pelos formuladores e
implementadores de políticas educacionais.
Na terceira edição do Seminário Internacional, buscou-se a culminância do
processo de reflexão iniciado no primeiro, que confrontou Teorias e Políticas
Educacionais, passando pelo segundo, que pôs frente a frente pesquisadores e
responsáveis pelas agências de fomento, na tentativa de responder a questões
que estavam, cada vez mais, incomodando os protagonistas da pesquisa em
educação, mormente os responsáveis por programas de pós-graduação stricto sensu na área: a) As teorias educacionais
resultantes das pesquisas realizadas nos diversos países, especialmente aquelas
que contam com a maior parte do “bolo” dos recursos públicos, orientam as
políticas educacionais formuladas e implementadas por este mesmo poder público
financiador das primeiras? b) As pesquisas de maior prestígio – que passam
pelos rigorosos critérios de avaliação das agências de fomento – são as que
mais influenciam os poderes públicos na formulação e concretização de políticas
educacionais? Na tentativa de dar resposta a esta questão, a terceira edição do
Seminário Internacional elegeu o tema “Pesquisas em Educação: no Brasil e no
Mundo”. De novo, como no II Seminário Internacional, uma feliz coincidência: a
Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE), que
congregava muitos países latino-americanos e os dois países ibéricos,
participou não só como um dos patrocinadores do evento, mas como uma verdadeira
co-promotora, propiciando uma significativa intervenção de seus pesquisadores
no evento, abrigando os resultados de suas pesquisas. Além disso, este
Seminário, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
São Paulo (FAPESP).
O IV Seminário Internacional Teorias e Pesquisas terá como tema “Paulo Freire e
a Educação Superior”. O educador pernambucano ficou mundialmente conhecido não
apenas por suas reflexões, mas também por suas intervenções no campo da
Educação de Adultos (EDA). Suas obras, como Educação como prática
da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Pedagogia da Esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1997) foram traduzidas em vários
idiomas, mas em nenhuma delas aparece referências muito explícitas sobre as
questões da Educação Superior. Contudo, em 1994, por iniciativa de Miguel
Escobar Guerrero, Alfredo L. Fernández D. e Gilberto Guevara-Niebla,
realizou-se na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), um seminário em
que Paulo Freire debateu, com muitos pesquisadores da educação e das ciências
sociais em geral que estavam presentes, as questões relativas à universidade, à
educação superior e ao papel dos intelectuais, explicitando conceitos,
categorias e posições inéditas sobre temas que não são muito comuns no conjunto
de seu legado. No VIII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado
na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), ficou decidido, como ocorre
em cada um desses eventos bienais, que o tema a ser desenvolvido até o próximo
encontro, a ser realizado em Milão, Itália, em 2014, será o da reinvenção do
legado freiriano no Século XXI, na Educação Superior. Finalmente, o ano de 2013
foi marcado, no Brasil, pela forte presença do autor de Pedagogia do oprimido, seja por ele ter
sido proclamado como Patrono da Educação Brasileira (Lei n. 12.612, de 13 de
abril de 2012), seja porque comemora-se, neste ano, o cinquentenário da
experiência de Angicos[1].
Como em edições anteriores, o IV Seminário Internacional de Educação Teorias e
Políticas abrigará a reunião de conclusão da Rede Ibero-Americana de
Investigação em Políticas Educacionais (RIAIPE III), constituído por mais
30 equipes de pesquisadores de 19 países, sendo: (i) da América Latina -
Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de San Martin,
Universidad Nacional de Tres de Febrero), Bolívia (Universidad Loyola de
Bolivia), Brasil (Universidade Nove de Julho, Universidade do Sul de Santa
Cataria, Universidade Federal da Bahia), Chile (Universidad Ciencias de la
Información), Colômbia (Univesidad del Rosario e Universidad de Nariño), Costa
Rica (Universidad de Costa Rica), Cuba (Universidad de la Habana), El Salvador
(Universidad de El Salvador), Guatemala (Centro Universitario de Occidente, Universidad de San Carlos de Guatemala), Honduras (Universidad Nacional Autónoma de Honduras), México
(Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Guadajalara), Paraguai
(Universidad Autónoma de Asunción, Universidad Nacional de Asunción), Peru
(Universidad Nacional Agraria la Molina), Uruguai (Universidad de la República)
e (ii) da Europa - Espanha (Universidad de Barcelona, Universidad de Valencia),
Holanda (Universiteit Voor Humanistiek), Itália (Università degli Studi dela
Tuscia), Inglaterra (University of Brighton), França (Université Lumière Lyon
2), Portugal (Centro de Estudos Sociais da Universidade de
Coimbra, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), que vem desenvolvendo o “Programa Marco Interuniversitário para
a Equidade e a Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América
Latina”, numa feliz coincidência temática.
2. Finalidade e
Objetivos
O IV Seminário Internacional Teorias e Políticas tem por finalidade apontar e
disseminar as concepções e as práticas de Paulo Freire sobre a Educação
Superior, com o intuito de identificar matrizes institucionais alternativas ao
modelo clássico de universidade ocidental (napoleônico e humboldtiano) e às
formas acadêmicas tradicionais de formulação, comunicação e aplicação do
conhecimento, de modo a colaborar para a construção dos conceitos de “ciência
pública” e de “democracia cognitiva omnilateral”.
Para melhor concretizar suas finalidades, esta edição do Seminário
Internacional objetiva:
I - identificar instituições de educação superior (IES) alternativas e nichos
de pesquisa e de intervenção congêneres nas IES tradicionais;
II - estimular o desenvolvimento de massa crítica sobre ciência pública
popular, isto é, sobre conhecimento voltado para os interesses da maioria da
população das diversas formações sociais participantes do evento;
III - desenvolver a democracia cognitiva omnilateral, identificando, dando
visibilidade e disseminando os conhecimentos desenvolvidos fora dos muros das
universidades e das bancadas dos centros de pesquisa consagrados pela
comunidade científica;
IV - dar visibilidade à produção científica e aos projetos de intervenção das
IES e dos nichos mencionados no objetivo I;
V - identificar e coletar referenciais teóricos, de políticas e de práticas
educacionais, elaborados por Paulo Freire e por membros da comunidade
freiriana espalhados pelo mundo;
VI - promover a confraternização dos representantes da educação dos países em
que Paulo Freire atuou;
VII - editar e divulgar os manuscritos fac-similados da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire,
para que possa servir de matriz para as futuras edições da obra;
VIII - divulgar as ideias de Paulo Freire sobre educação superior, a partir da
preparação da edição de obra que contém suas alocuções no seminários realizado
em 1994 na Universidade Autónoma do México.
3. Metodologia de Trabalho
3.1. O IV Seminário Internacional de Educação Teorias e Políticas, que tem como
tema “Paulo Freire e a Educação Superior”, estruturar-se-á em:
3.1.1. Conferência Magna proferida pelo ex-Ministro de Estado da
Agricultura de dos Governos Eduardo Frei e Salvador Allende do Chile, Jacques
Conchol, com a presença do Ministro de Estado da Educação Brasileira, Aloisio
Mercandante Oliva, que recepcionará alguns ministros de Estado da Educação dos
países em que Paulo Freire esteve e trabalhou. Esta conferência será aberta ao
grande público (inscrições até o limite de 500).
3.1.2. Quatro mesas temáticas, constituídas por pesquisadores
convidados de todos os continentes, experts nos temas: Pensamento de Paulo Freire,
Educação Superior, Educação Popular, Ciência Pública e Democracia Cognitiva.
3.1.3. Comunicações de trabalhos inscritos e aprovados sobre os
temas mencionados no item anterior, até o limite máximo de 100 (cem) trabalhos.
3.1.4. Exposição de pôsteres inscritos e aprovados sobre os temas
mencionados no item 3.1.2., até o limite máximo de 100 (cem) trabalhos.
4. Comissões
4.1. Comissão de Coordenação Geral
Coordenação: Dr. Antonio Neves Duarte Teodoro, Prof. Francisco das Chagas
Fernandes (MEC), Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra, Prof. Dr. José Eustáquio
Romão, Profa. Dra. Roberta Stangherlim, Profa. Dra. Magali Rosa de Sant’Anna;
b) Secretária - Cristiana de Marco Soares
4.2. Comissão Sócio-Cultural: a) Coordenação - Profa. Dra. Cleide Rita Silvério
de Almeida, Profa. Dra. Elaine Teresinha Dal Mas Dias; b) Secretária - Aline
Alves de Araújo Silva
4.3. Comissão de Infraestrutura: a) Coordenação - Prof. Dr. Maurício Pedro da
Silva, Profa. Dra. Cláudia Sabba, Lígia de Carvalho A. Vercelli; b) Secretária
- Érica Oliveira de Araújo
4.4. Comissão de Comunicação: a) Coordenação - Profa. Dra. Ana Maria Haddad
Baptista e Profa. Ms. Márcia do Carmo Felismino Fusaro; b) Secretária -
Jennifer Lopes da Silva
4.5. Comissão de Publicações: a) Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo de
Oliveira Santos, Prof. Dr. Manuel Tavares, Profa. Dra. Mônica de Ávila Todaro;
b) Secretária - Juliana
Aparecida Cezario
4.6. Comitê Científico: a) Marcos Antonio Lorieri, Celso do Prado Ferraz de
Carvalho, Carlos Bauer, Francisca E. S. Severino; b) Secretária – Juliana
Aparecida Cezário
5. Programa
DIA
|
HORA
|
ATIVIDADE
|
Coordenação
|
|
14:00 -18:00
|
Credenciamento e distribuição de materiais
|
Auditório Memorial da
América Latina
|
|
19:00 - 19:30
|
Abertura Oficial
(Mestre de Cerimônias)
|
Reitor
Eduardo Storopoli
Pró-Reitora
Acadêmica Maria Cristina Barbosa Storopoli
Ministro de Estado da
Educação Aloizio Mercadante Oliva
Ministros presentes
|
05/11/2013
|
19:30 - 21:00
|
Conferência Magna
“O Ministério da
Educação e as Políticas de Inclusão Popular na Educação Superior”
|
Ministro
de Estado
Ministro
Jacques Chonchol
|
|
21:00 - 21:30
|
Entrega do Manuscrito
da Pedagogia do oprimido ao
Brasil e Lançamento do Livro do Manuscrito
|
Coordenação
José
Eustáquio Romão e Moacir Gadotti
Comissão
Nacional do Projeto “Paulo Freire: 50 Anos de Angicos”?
|
|
22:00 - 23:00
|
Coquetel
|
PPGE
e PROGEPE
|
|
9:00 -12:00
|
Mesa I
Paulo Freire e a
Universidade Popular
|
Coordenação
Jason Ferreira Mafra
(UNINOVE – Brasil)
Participantes
José Eustáquio Romão
(UNINOVE - Brasil)
Carlos Alberto Torres
(UCLA – EUA), Francisco Gutierrez (IPF Costa Rica), Moacir Gadotti (IPF-USP –
Brasil), Walter Esteves Garcia (CNPq – Brasil
|
|
9:00 - 12:00
|
Reunião dos Ministros
de Estado da Educação
(Angola, Cabo Verde,
Cuba, Chile, Estados Unidos – Harvard, Guiné-Bissau, México, Moçambique,
Nicarágua, São Tomé, Suíça – CMI - e Príncipe, Tanzânia, Embaixador da
CPLP)
|
Coordenação
Francisco
das Chagas Fernandes
Secretário Executivo
Adjunto MEC
|
06/11/2010
|
12:30 - 13:00
|
Lançamento do Livro Paulo
Freire, a educação superior e o papel dos intelectuais
|
Comissão de Angicos
|
|
13:00 - 14:30
|
Almoço
|
Livre
|
|
14:30 - 17:30
|
Mesa II
Programa Marco
Interuniversitário para una Política de Equidad y Cohesión Social en la
Educación Superior - Riaipe 3:
Desafios e Perspectivas
|
Coordenação
Antonio Teodoro
(ULHT/UNINOVE – Portugal/Brasil)
Participantes
Sílvia Llamovate (UBA
– Argentina), Boris Tristá (UHavana – Cuba), Armando Alcántara Santuario
(UNAM - México), Sandra Montané (UBarcelona – Espanha), Ana Benavente
(Portugal)
|
07/11/2013
|
9:00-12:00
|
Mesa III
Educação Popular e
Universidade
|
Coordenação
Antonio Joaquim
Severino (UNINOVE – Brasil)
Participantes
Ana Maria Saul (PUC/SP
– Brasil), Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP – Brasil), Celso de Rui
Beisiegel (USP – Brasil), Osmar Fávero (UFF - Brasil) Reinaldo Matias Fleuri
(UFSC – Brasil)
|
12:00 – 14:00
|
Almoço
|
Livre
|
|
14:00-17:00
|
Mesa IV
Diálogos Possíveis
entre Paulo Freire e ... (qualquer pensador contemporâneo) sobre
Educação Superior
|
Coordenação
José Eduardo de
Oliveira Santos (UNINOVE – Brasil)
Participantes
Raymond Morrow
(UAlberta – Canadá), Silvia Manfredi (IPF – Itália),
José Beltrán
(UValencia – Espanha), Arlinda Cabral (CPLP – Cabo Verde), Luisa Cortesão
|
|
06/11/2013
|
17:30 -19:00
|
Comunicações e Pôsteres
|
Inscritos
e aprovados
|
07/11/2013
|
17:00
-19:00
|
Comunicações e Pôsteres
|
Inscritos
e aprovados
|
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
TEORIAS E POLÍTICAS
“Paulo Freire e a Educação Superior”
5 a 7 de novembro de 2013
DATAS: 5 A 7 DE NOVEMBRO DE 2013
LOCAL: Conferência de abertura:
Auditório do Prédio C (segundo sub solo) do Campus Memorial da UNINOVE situado
à Av. Francisco Matarazzo, n. 364. Demais atividades: Centro de Pós-Graduação
da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, localizado à Avenida Francisco
Matarazzo, nº 612 (em frente ao Parque da Água Branca e próximo à estação Barra
Funda do Metrô), São Paulo – SP. Telefones para informações: (11) 3665-9312.
PÚBLICO ALVO: Educadores em geral,
pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A comissão Organizadora do IV Seminário Internacional de Educação
Teorias e Política: “Paulo Freire e a Educação Superior”torna pública a
presente chamada de apresentação de trabalhos para o referido evento.
São convidados os interessados a submeter trabalhos nas
modalidades de comunicação e pôsteres cujos conteúdos estejam afetos á temática
geral do Seminário e inseridos nos seguintes Eixos
Temáticos:
1. Pensamento de Paulo Freire e Educação superior;
2. Educação popular e Ensino Superior na ótica do Pensamento de Paulo
Freire;
3. Democracia cognitiva, universidade e pensamento freireano;
4. Diálogos possíveis entre Paulo Freire e outros pensadores sobre
Educação Superior;
5. Políticas de Inclusão Popular na Educação Superior;
6. Paulo Freire, a educação superior e o papel dos intelectuais;
7. Paulo Freire e a Universidade Popular.
DATAS E PRAZOS
A partir do dia 26 de agosto e até o dia 21 de outubro de 2013
serão recebidos trabalhos completos (comunicações) e os resumos de pôsteres a
serem submetidos a pareceres.
A relação dos trabalhos aceitos será publicada na página do evento
até o dia 26 de outubro de 2013.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
A submissão das comunicações requer a apresentação do texto
completo da obra, precedido de um resumo de até 800 caracteres de extensão,
incluindo os espaços entre palavras, e de três palavras-chave. O texto completo
do trabalho deve ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou
posterior, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens de 03 cm, fonte Times New Roman
tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas
deverão estar numeradas na parte inferior direita. O título do trabalho deve
estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes
dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados
à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e
pelo correio eletrônico dos autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo
apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas,
com uma extensão máxima de 800 caracteres, incluindo os espaços entre palavras,
e três palavras-chave. Os trabalhos devem ser apresentados em forma final de
artigo para sua publicação, com a introdução do problema, desenvolvimento,
conclusões e referências, observando as normas habituais para a publicação de
trabalhos científicos. O texto completo, incluídas as notas de rodapé,
referências bibliográficas e quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre
20.000 e 25.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES
Para Pôsteres serão recebidos resumos expandidos que devem conter
entre 2.500 e 3.500 caracteres com espaço, alinhamento justificado, Word, fonte Times New Roman, 12, espaço de
entrelinhas de 1,5. Devem conter: Introdução
desenvolvimento, conclusões e referências bibliográficas.
Para apresentação, os pôsteres devem seguir as seguintes
especificações: dimensões: 100
cm x 90
cm. Detalhamento: Título em caixa alta, visível a 2 m de distância. Nome e
instituição dos autores, em destaque, logo abaixo do título. Descrição concisa
do trabalho com letras, figuras e tabelas suficientemente grandes para a
leitura a uma distância de, pelo menos, 1 metro. Objetivo(s) do trabalho. Análise e
descrição dos resultados. Conclusões. Bibliografia consultada.
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
O arquivo do trabalho deve ser enviado como anexo de e-mail para:
O arquivo e assunto devem ser nomeados da seguinte forma:
PARA COMUNICAÇÃO:
Nome do autor: Jose Francisco da Silva.
O arquivo será: jose-francisco-da-silva
O assunto será: comunicação_títulodotrabalho
PARA PÔSTER:
Nome do autor: Jose Francisco da Silva.
O arquivo será: jose-francisco-da-silva
O assunto será pôster_títulodopôster.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO COMITÊ CIENTÍFICO
Conteúdos afetos á temática geral do colóquio e pertinentes a
algum dos Eixos Temáticos:
1. Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
2. Relevância da contribuição à política e à gestão da educação;
3. Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
4. Correção na linguagem do texto e nas citações e referências
bibliográficas;
5. Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
PEN DRIVE
Os textos completos, bem como os resumos expandidos dos pôsteres
serão incluídos nos anais do evento, publicados em Pen drive. Vale lembrar que
a revisão dos textos serão de responsabilidade de seus autores.
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