28 de junho de 2013

Sessão Pipoca DCSL

Convite: Sessão Pipoca DCSL - exibição de filme com debate

Profª. responsável: Rachel Duarte Abdala

Datas: 27 e 28/06
Horário: 19h
Local: sala 211

Programação: 
Dia 27/06 - quinta-feira
Filme: Germinal - adaptação do livro de Emile Zola - escritor do naturalismo francês.

dia 28/06 - sexta-feira
Filme: O clube do imperador


Contamos com sua presença! 


25 de junho de 2013

Prezados alunos, docentes e comunidade acadêmica geral:
 
O Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo, por meio do Edital Nº 03/2013, torna pública a abertura das inscrições, no período de 17.06 a 29.07.2013, para o processo de seleção ao Curso de Mestrado em História para a turma 2014.

O Mestrado em História articula-se em torno da área de concentração História e Historiografia. As Linhas de Pesquisa que integram o programa, em consonância com as tendências historiográficas atuais, aproximam-se pela ênfase nos fenômenos ligados ao poder e à política, mas se distinguem pelos enfoques específicos a partir dos quais abordam a matéria histórica.

Serão duas Linhas de Pesquisa:
 
1) Poder, Cultura e Saberes
 
2) Instituições, Vida Material e Conflito
 
 

 

21 de junho de 2013

Professora Bertha Becker publica livro sobre a Amazônia
  

A autora reexamina a história das origens das cidades amazônicas à luz das teorias de Jane Jacobs e de Peter Taylor
 
     Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território da instituição, a Acadêmica Bertha Becker irá lançar - no dia 18 de junho, das 16h30 às 19h30 - o livro "A Urbe Amazônida", seu mais novo projeto. O encontro será realizado no bairro de Copacabana, em sua própria residência, no Rio de Janeiro. Para saber mais do que se trata a publicação, leia abaixo um pequeno resumo extraído do blog "De Bertha Becker: Obras, Pensamentos e Reflexões":

"Por que os núcleos urbanos, tão intrínsecos ao processo de sua colonização, não promoveram o desenvolvimento da Amazônia? A autora reexamina a história das origens das cidades amazônicas à luz das teorias de Jane Jacobs sobre as cidades como motores do crescimento econômico, e de Peter Taylor com respeito às relações entre cidades e destas com os lugares centrais.

A história da Amazônia revela que a região ficou à margem do Estado brasileiro, na dependência das demandas das metrópoles e países estrangeiros, passando por curtos períodos de crescimento seguidos de longos intervalos de estagnação. Se em tempos coloniais a apropriação do espaço amazônico pelos europeus seguiu diferentes modelos - catequização por missionários portugueses e espanhóis; fundação de aldeamentos para exportação de drogas do sertão colhidas por indígenas, seguida de intensificação do comércio e urbanização (Portugal); conquista da terra e busca obsessiva por ouro (Espanha); fundação de colônias agrícolas e cooperação com grupos indígenas (Holanda) - em épocas contemporâneas o Estado brasileiro favoreceu a expansão da fronteira agrícola do Sudeste para ocupar a Amazônia, que ocorreu com a formação contemporânea de uma fronteira urbana de imigrantes. Por sinal, o Estado brasileiro historicamente têm-se caracterizado pela implementação de uma geopolítica de controle territorial da Região Amazônica, criando novas instituições administrativas (vilas, cidades, capitais) sem fomentar o avanço social.

O trabalho novo na acepção de Jacobs, fundamento do dinamismo urbano e da expansão econômica, emergiu na Amazônia do trabalho velho representado pelo conhecimento e experiência tradicionais dos povos indígenas, conforme adaptado pelos europeus. Consistia numa combinação de novas maneiras de apropriação da terra, de gerenciamento e logística do escoamento dos fluxos exportadores da droga do sertão: a novidade não estava no produto, mas na sua escala de exploração, instituindo-se novas divisões sociais (escravos, imigrantes rurais) sem progressos distributivos. Entretanto, os vários surtos econômicos que ocorreram nos principais núcleos da região não resultaram em dinamismo urbano ou de expansão porque não conduziram à mudança de conteúdo, estrutura ou complexidade da economia.

Da mesma forma, as redes de cidades que definiriam um fluxo comercial que expandisse a economia regional através de uma substituição de importações não funcionaram na Amazônia porque ocorreu uma relação de subordinação hierárquica às demandas externas das metrópoles mundiais. O capitalismo industrial, que determina a expansão ou retração de determinados produtos e áreas, estimulou surtos súbitos e abruptamente interrompidos que não permitiram a consolidação do crescimento efêmero gerado: ocorreu, por exemplo, com a borracha, a juta, o pau-rosa e a extração mineral. Também contribuíram para a debilidade da economia regional um mercado doméstico fraco e a perpetuação de desigualdades causada pela ausência de políticas públicas que promovessem justiça social.

As poucas cidades dinâmicas da Amazônia devem essa condição ao comércio associado à circulação, aos recursos e a privilégios políticos, e se destacam pela criação de trabalho novo industrial (Manaus), legado de um ou vários surtos (Rio Branco, Manaus, Santarém e Belém), geopolítica estatal (Rio Branco, Imperatriz), indústria cultural (Belém, Parintins) ou estimulo resultante da criação de universidades (Santarém). Em núcleos pequenos e numerosos, a cultura e o saber indígena e caboclo e os grupos camponeses que trabalham na floresta com produtos não madeireiros, formam um contingente diferenciado e resistente, de características próprias. Mas a região ainda se ressente da falta de cadeias produtivas completas que estruturem e integrem os setores de produção, havendo o predomínio da economia informal e grande dependência do Estado brasileiro.

É urgente um novo padrão de desenvolvimento regional, capaz de melhorar as condições de vida das populações da Amazônia e superar as ameaças à sua sustentabilidade. O aproveitamento da biodiversidade frente às crises energética, climática e econômica releva a importância da floresta. Constituem novas e promissoras estratégias o mercado de carbono e outras medidas preservacionistas centradas em biomas, a atribuição de valor econômico compatível com commodities à floresta em pé, o reconhecimento do zoneamento natural dos tipos de vegetação, a recuperação das cidades como nós logísticos das redes e a criação de cadeias produtivas completas."


(Noticias da ABC com adaptações)
INVESTIGAÇÕES LEITURA CRÍTICA


     "A nossa intenção é construir cenários e tendências a respeito das práticas de leitura dentro da esfera educacional. Por favor, dê um tempinho e ajude-nos nessa caminhada. Os resultados poderão servir como ponto de partida para investigações mais sofisticadas em cursos de pós-graduação e centros de pesquisa."


Acesse o portal aqui.

Responda a enquete

Participe da pesquisa


FÓRUM LEITURA CRÍTICA

Espaço de informação, discussões e debates. Já somos mais de 300 nesta comunidade. Fique por dentro das novidades, faça novos amigos, leia textos que valem a pena. Basta registrar-se para participar.


PARTICIPE DO FÓRUM!


QUIZZ DO BIMESTRE

Responda algumas perguntas a respeito da última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. E confira os seus resultados on line. Brincando se aprende também!


Clique aqui para acessar.


19 de junho de 2013

O nosso departamento ontem e hoje



     O prédio do Departamento de Ciências Sociais e Letras (DCSL) da UNITAU foi construído em 1895, inicialmente, para sediar a Academia Artística e Literária de Taubaté. Ao longo do tempo, sofreu alterações e ampliações, sempre abrigando atividades relacionadas ao ensino e à cultura, até que, no ano de 1957, o prédio, em estilo neoclássico, foi ocupado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté. Em 1976, passou a ser denominado Departamento de Ciências Sociais e Letras. 

Fachada do DCSL antigamente.



     A criação desses departamentos foi resultado da mobilização da sociedade taubateana pela criação do Ensino Superior no município. Assim, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, assinou o decreto que autorizava a instalação dos cursos de História, Pedagogia, Letras Neolatinas e Anglo-Germânicas, na futura Universidade, que foi a primeira manifestação de Ensino Superior do Vale do Paraíba.

Fachada do DCSL atualmente.

     O DCSL abriga os cursos de História, Letras e Geografia e é referência no cenário educacional brasileiro por suas realizações e por sua história, que se confunde com a do município de Taubaté. Atualmente, abriga, também, o Departamento de Serviço Social.

Vestibular de Inverno - Unitau 2013



As inscrições para o Vestibular para o segundo semestre na Unitau, serão encerradas em breve! Corra e garanta sua vaga.



17 de junho de 2013


CONVITE


Exposição de telas: “Filhos da Eternidade”
de Tainá Lima,
Piano, violino e poesias


Data: 05 de julho de 2013, sexta feira, às 19h.

Local: Solar da Viscondessa – Rua XV de Novembro, 996 – Centro, Taubaté. (esquina com a Rua Barão da Pedra Negra)




Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

     Ao prestigiar experiências educativas inovadoras a Fundação Carlos Chagas atende ao propósito de revelar o trabalho realizado por docentes de Licenciatura na formação de professores para o ensino básico.
     A rubrica de um dos presidentes fundadores desta Casa, tributada ao Prêmio, expressa o reconhecimento ao Prof. Dr. Rubens Murillo Marques pela sua trajetória acadêmica e pelo exercício desvelado no comando desta instituição. A ele, que soube conjugar, no campo da Educação, o arrojo de iniciativas pioneiras ao singular intento de legar valores éticos aos jovens.

    O Prêmio ao mérito, além de numerário e divulgação dos trabalhos agraciará os vencedores com a réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter, abrigada no jardim interno da Fundação.
Nos últimos anos, a artista dedica-se a criar obras de grande volume instaladas em espaços públicos projetados por renomados arquitetos.
A maleabilidade, a cor, a experiência tátil que sua obra oferece dialoga com o espaço projetado na prancheta do arquiteto.



14 de junho de 2013


Conheça o DCSL

     O prédio do Departamento de Ciências Sociais e Letras (DCSL) da UNITAU foi construído em 1895, inicialmente, para sediar a Academia Artística e Literária de Taubaté. Ao longo do tempo, sofreu alterações e ampliações, sempre abrigando atividades relacionadas ao ensino e à cultura, até que, no ano de 1957, o prédio, em estilo neoclássico, foi ocupado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté. Em 1976, passou a ser denominado Departamento de Ciências Sociais e Letras. Atualmente, abriga, também, o Departamento de Serviço Social.
     A criação desses departamentos foi resultado da mobilização da sociedade taubateana pela criação do Ensino Superior no município. Assim, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, assinou o decreto que autorizava a instalação dos cursos de História, Pedagogia, Letras Neolatinas e Anglo-Germânicas, na futura Universidade, que foi a primeira manifestação de Ensino Superior do Vale do Paraíba.
    O DCSL abriga os cursos de História, Letras e Geografia e é referência no cenário educacional brasileiro por suas realizações e por sua história, que se confunde com a do município de Taubaté.
    O corpo docente qualificado possui 47,27% de doutores, 43,64% de mestres, 3,64% de especialistas e 5,45% de graduados.
    Conheça nossos cursos:

13 de junho de 2013


     Entre os dias 24 e 28 de julho de 2013, acontecerá o XVI Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sudeste, na UFSCAR Sorocaba - SP.

     O evento será nas férias e é uma grande oportunidade para troca de experiências e aprendizado com outros estudantes de Geografia.

    A seguir alguns links importantes sobre o evento:









UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E LETRAS – DCSL

CURSO DE GEOGRAFIA
27º SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO VALE DO PARAÍBA - “VALE DO PARAÍBA: LITERATURA E HISTÓRIA”




 Foi realizada, no dia 05 de junho de 2013, quarta-feira, Dia do Meio Ambiente, a 6ª Ação pré-Simpósio de História do Vale do Paraíba, na Faculdade de Roseira – FARO, município de Roseira-SP. O evento contou com as seguintes ações: Conferência do Prof. Dr. José Bueno Conti, do Depto de Geografia da Universidade de São Paulo - USP, sobre a obra dos geógrafos Aroldo de Azevedo e Aziz Nacib Ab'Saber; Exposição de banners com o tema “Vida e Obra de Aziz Nacib Ab’Sáber”; Exposição itinerante de banners “Grandes autores do Vale do Paraíba”; Apresentação do músico e compositor Darci Queluz; Lançamento do livro de contos "Iniciação ao Sete", de Jorge Adballa; Homenagem "in memoriam" ao poeta e violonista aparecidense José Afonso de Freitas.



Pela UNITAU, participaram os estudantes Naraliza Restani, Victor Nunes, Flávia Bragança, Ronivaldo Santos, Camila Silva, Luiz Valério Caravalho, Rafael de Oliveira, Mauro Paiva, e os professores Ana Gabriela Araújo e Gerson de Freitas Junior. Além de participarem da palestra do Prof. Conti, os estudantes apresentaram banners em homenagem ao Prof. Aziz Ab’Sáber.

O momento mais marcante da noite, que deixou todos emocionados, foi a palestra do Prof. Conti – uma verdadeira aula de sabedoria - na qual ele discorreu sobre o grande exemplo de amor a Geografia dos Professores Aroldo de Azevedo e Aziz Ab’Sáber, que dedicaram suas vidas a esta ciência.





















Fotos tiradas pelo aluno Maurício Pereira da Caminhada pelo Centro Histórico de Taubaté, realizada no último sábado, dia 08 de junho.


Concentração no Departamento para começar a caminhada





Professor Armindo Boll, idealizador do evento



Catedral de São Francisco, na Praça Dom Epaminondas



Teatro Metrópole



Alunos e professores que participaram da caminhada



Teatro Metrópole

Professor Armindo Boll

Igreja do Rosário



Fachada da Catedral de São Francisco






Ao fundo, Museu de Arte Sacra de Taubaté


Participantes da caminhada. Ao fundo, Igreja do Rosário



Agradecemos a participação de todos.



10 de junho de 2013

Curso de Computação e Dados Ambientais




     O curso Computação de Dados Ambientais é uma iniciativa voltada à fomentação de profissionais que necessitam em seu dia tratar e analisar, como observações meteorológicas, resultados de modelos de previsão numérica, dados de sensoriamento remoto, entre outros. O curso capacitará os alunos no uso de Shell Script do sistema Linux, no uso do software de análise e visualização (GrADS) e na linguagem de programação Fortran.

     Para ter acesso integral às informações, localização e inscrição para o curso acesse o site do CPTEC:


7 de junho de 2013

Programa de estágio em Licenciatura do Governo de São Paulo.








Programa do Governo do Estado de São Paulo realiza 
credenciamento de estudantes do Curso de Licenciatura para a realização de estágios nas Unidades Escolares da Secretaria de Educação do Estado pelo Programa Residência Educacional.

>> Para maiores informações, acesse o site da FUNDAP <<





5 de junho de 2013

Calendário de eventos de geografia - 2013
Segundo Semestre


 JULHO

·        XV SBGFA – Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada
o       Data: 08 a 12 de julho de 2013
o       Local: Centro de Convenções de Vitória – ES


·        Fourth International and Interdisciplinary Conference on Emotional Geographies.
o       Data: de 1 a 3 julho de 2013
o       Local: Universidade de Groningen - Holanda.


·        Simpósio sobre “Geography and its Publics” (Manchester, July 2013).
o       Data: 22 a 28 de Julho de 2013.
o       Local: Manchester. 



AGOSTO


   . The 8th International Conference on Geomorphology of the International Association of Geomorphologists (IAG)


.  II SEURB: Simpósio de Estudos Urbanos da Fecilcam
     (Ainda deve ser confirmada a data e programação no próximo ano).
      >> Clique aqui para maiores informações



SETEMBRO

o       SINGA 2013, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e V Simpósio Internacional de Geografia Agrária
            o       Data: 22 a 26 de setembro de 2013. 
            o       Local: João Pessoa/PB
            o       Clique aqui para maiores informações



OUTUBRO

o       ENANPEGE
o       Data: 07 a 10 de outubro de 2013
o       Local: Universidade de Estadual de Campinas, SP, UNICAMP.
o       O tema central, Geografias, Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais, norteará as temáticas debatidas nas Mesas Redondas e nos Grupos de Trabalho (GTs).




- V Encontro Regional de Geografia

- XXI Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos


De 26 a 28 de junho - Dourados/MS





CONVITE

O Projeto de Extensão Taubaté, Tempo e Memória,
o Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU
e a Secretaria do Meio Ambiente de Taubaté
convidam para:


Uma caminhada pela História de Taubaté - Patrimônio, Memória e Meio Ambiente
Caminha pelo centro histórico de Taubaté


Dia 8 de junho, sábado, às 9h30.
Concentração no Departamento de Ciências Sociais e Letras,
Rua Visconde do Rio Branco, 22

APOIO:
·     Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da UNITAU
·     Instituto de Estudos Valeparaibanos – Núcleo Taubaté
·     Museu de Arte Sacra Dom Epaminondas
·     Figureiros de Taubaté