27 de setembro de 2012


Departamento de Ciências Sociais e Letras lê o mundo



Na Semana Internacional do Livro o Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU promoverá doação de livros na Praça Dom Epaminondas, no Centro de Taubaté.
Os livros foram enviados ao Departamento pela Biblioteca Nacional e englobam áreas do conhecimento inerentes aos cursos de Geografia, História e Letras. São livros de excelente qualidade, tanto material quanto de conteúdo. 
Assim, a Universidade de Taubaté através do Departamento de Ciências Sociais e Letras reafirmam  o seu papel na difusão do conhecimento e na promoção da leitura.
O evento será realizado no dia 29 de setembro, próximo sábado, a partir das 9h. Na ocasião estudantes e professores dos cursos de Geografia, História e Letras estarão no local para efetuar a  distribuição dos livros e visando os vestibulares divulgar os  cursos oferecidos pelo departamento.



COMUNICADO

“Departamento de Ciências Sociais e Letras lê o mundo...”


Na Semana Internacional do Livro, para incentivar o hábito da leitura o Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU promoverá as seguintes atividades:

  1. Doação de livros no DCSL para estudantes dos cursos de Geografia, História, Letras e Serviço Social: o aluno que trouxer 01 (um) livro usado em bom estado de conservação (não didático) receberá um livro do acervo enviado ao Departamento pela Biblioteca Nacional.
Local para troca: Sala de Letras – Nº 208 – B - Piso superior.
Horário: A partir de quarta-feira – 26/09: das 9h às 10h e das 18h30 às 21h30.

  1. Doação de livros e revistas na Praça Dom Epaminondas, no Centro de Taubaté.
Data: 29/09 – sábado
Horário: das 9h às 12h
Haverá divulgação do material institucional dos cursos de Geografia, História e Letras visando à captação de vestibulandos para 2013.
Valerá AACC para os alunos interessados em participar do evento (inscrição com os coordenadores de curso e representantes de sala).


                                                                                                                                    A Direção

17 de setembro de 2012

Release participação curso de História da UNITAU em evento científico

O estudante do terceiro ano do curso de História, Paulo Christian Martins Marques da Cruz, apresentou seu trabalho de pesquisa no XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA da Associação Nacional de História-ANPUH, sessão São Paulo, que aconteceu na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, com a temática: Trabalho, Cultura e Memória, entre os dias 03 e 06 de setembro. A pesquisa de Paulo, intitulada: A Primeira Cruzada: uma Análise Conjuntural foi orientada pelo Prof. Dr. Cyro de Barros Rezende Filho. A ANPUH é a entidade que representa e congrega os estudantes, professores e pesquisadores da área de História no Brasil. Assim, a participação de um estudante do curso de História da UNITAU no evento representando o curso e a instituição é bastante relevante. A pesquisa foi apresentada no dia 05 de setembro e prestigiada pelos professores Rachel Duarte Abdala, coordenadora do Curso de História e Cyro de Barros Rezende Filho, orientador da pesquisa, que acompanharam o estudante no evento. Além disso, outros treze estudantes do curso de História prestigiaram o colega e aproveitaram para participar de palestras, mini-cursos, mesas redondas e outras atividades do evento para complementar sua formação


UNITAU tem 14 cursos estrelados pelo Guia do Estudante

PostDateIcon setembro 11th, 2012 | PostAuthorIcon Autor: kelma
Quatorze cursos de graduação da UNITAU tiveram sua qualidade de ensino reconhecida pela avaliação do Guia do Estudante, da Editora Abril. O resultado será publicado pela revista GE Profissões Vestibular 2013, voltada para vestibulandos e com o objetivo de enaltecer a excelência de Instituições de Ensino Superior brasileiras.
O curso de Serviço Social figura entre os melhores do estado de São Paulo e ostentará o selo de quatro estrelas (muito bom) na nova classificação. A professora Maria Lúcia Firmino Oliveira Carvalho, diretora do departamento de Serviço Social da UNITAU, fica feliz em manter o resultado da última avaliação. “Essa é a representação do empenho de nossos alunos e professores. Nosso trabalho tem-se destacado e, neste ano, conseguimos fomento do Governo Federal para os projetos de extensão, que irão enfatizar a nossa qualidade de ensino”, considera a docente.
Desde 2010, a Pró-reitoria de Graduação acompanha a atualização de cadastros feitos pelos coordenadores dos cursos avaliados com o objetivo de melhorar o desempenho no ranking. “A forma como a pesquisa é feita é muito importante porque mostra o desenvolvimento dos cursos, os projetos pedagógicos e a metodologia de ensino, o que ajuda os vestibulandos a fazerem suas escolhas”, afirma a Pró-reitora de Graduação Ana Julia Urias dos Santos Araujo.
Os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Geografia, Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Relações Públicas receberão o selo de três estrelas (bom). A publicação passa a circular nas bancas a partir do dia 25 de outubro de 2012.
 
--
Gilberto Fisch
012 9739 5552
012 3947 4565 IAE/CTA
012 39415635 residencia

3 de setembro de 2012

HOMENAGEM PÓSTUMA

O Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté, convida a todos para participarem da homenagem póstuma à Profa. Dra. Solange Terezinha Ricardo de Castro, que será realizada na quarta-feira dia 05 de setembro, às 19h, no Salão Nobre do Departamento.
Na oportunidade fará uso da palavra o Prof. Dr. Maurílio José de Oliveira Camello.
  
OBS: Informamos que após o ato haverá aula normalmente.
A Direção do Departamento de Ciências Sociais e Letras.

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E LETRAS
fones:  3625.4242 / 3635.5144